Calendário

Dezembro 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Escola de Enfermagem recebe novos alunos dos cursos de graduação

SoniaOs novos alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde participaram nos dias 3  e 7 de agosto da recepção de calouros na Escola de Enfermagem da UFMG. O objetivo foi apresentar a estrutura da Escola de Enfermagem, explicar o funcionamento dos setores e introduzir os novos estudantes ao ambiente universitário.

Os membros do Diretório Acadêmico Marina Andrade Resende (DAMAR) apresentaram o prédio e o campus saúde, compartilharam conhecimentos e realizaram dinâmicas para que os calouros se apresentassem. Para os alunos da Nutrição, houve a apresentação da Empresa Júnior do Curso de Nutrição (SANUS).

A diretora em exercício da Escola, professora Sônia Maria Soares, deu as boas vindas aos calouros dizendo da importância dessa nova fase. “Hoje vocês começam a escrever uma nova história e precisam decidir como querem que ela seja”, disse.

Sônia enfatizou sobre a fase de transição vivida na Escola com a chegada de novos alunos e professores, destacou sobre os 85 anos da Unidade, sobre as oportunidades oferecidas aos alunos e contextualizou como funcionam os quatro Departamentos da EEUFMG: Departamento de Enfermagem Aplicada (ENA), Departamento de Enfermagem Básica (ENB), Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (EMI) e Departamento de Nutrição (NUT).

A professora ressaltou, ainda, que o momento é de repensar processos, construir caminhos e ressaltou a respeito dos cortes de verbas na educação e os prejuízos sofridos na área da pesquisa apresentados em nota pública pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na última quinta-feira, 2 de agosto.

As coordenadoras dos Colegiados de Graduação, professoras Maria Odete Pereira (Enfermagem), Marlene Azevedo Magalhães Monteiro (Nutrição), Sônia Maria Nunes Viana (Gestão de Serviços de Saúde) e a professora Allana dos Reis Correa, membro da Comissão Permanente de Tutoria, apresentaram seus respectivos cursos e orientaram os alunos sobre planejamento de ensino, carga horária, Programa de Tutoria, extensão, monitoria, Iniciação Científica, oportunidades de intercâmbio, atividades dos colegiados, Seção de Ensino, entre outras atividades da Escola.

CalourossClara Letícia de Oliveira Reis, 19, é uma das novas alunas do curso de Enfermagem e também participou da recepção. A vontade de poder ajudar e a admiração pelo cuidado ao outro foram as motivações da jovem para ingressar no curso. Ela contou, ainda, que seu plano depois de formada é trabalhar em Pronto Atendimento. Também caloura do curso de Enfermagem, Laura Ellen França Soares, 21, afirmou que a escolha da UFMG se deu por ser referência não só no Brasil, como na América Latina.

A caloura do curso de Nutrição, Nathalia Wolcow de Almeida Gontijo, 26, de Belo Horizonte, é formada em Direito, mas conta que sempre sonhou com o curso. “Eu procurava algo na área da saúde e que eu realmente amasse, por isso eu escolhi a nutrição”, disse. Também calouro do curso, o aluno Rafael Esteves da Silva Casalis, 21, disse querer um curso que unisse duas áreas - a humana e a ciência - e acredita que a Nutrição pode alcançar esse objetivo. Quanto à área de interesse, Nathália afirmou buscar a parte estética da profissão, já Rafael quer seguir na nutrição no esporte. 

Os novos alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde foram recepcionados no dia 7 de agosto. Os membros do Diretório Acadêmico de Gestão de Serviços de Saúde (DAGESS) apresentaram o prédio e o campus saúde, compartilharam conhecimentos e realizaram dinâmicas para que os calouros se apresentassem. Além disso, os alunos veteranos falaram sobre o Trote Solidário, uma atividade de Responsabilidade Social, organizada pelos próprios alunos, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa, para um ambiente mais limpo, ou para uma causa social. 

“Sua chegada ao curso de Gestão em Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG traz renovação e agrega mais talento à comunidade acadêmica. Aqui somos mais de 400 alunos, professores e técnicos administrativos unidos pela educação de qualidade e inclusiva. Sejam todos bem vindos!”, declarou a professora Sônia Maria Nunes Viana.

Jean Victor SilvaJean Victor Silva, 20 anos, é um dos novos alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde. Ele contou que começou a fazer o curso de Direito, mas logo quis trocar para a área de gestão em saúde por ter mais afinidade com o que é estudado. “Acredito que fazendo esse curso conseguimos ver, na área da saúde, o mundo de uma forma muito mais humanista. Escolhi a UFMG por ter uma estrutura gigantesca e ter muito espaço para os alunos fazerem pesquisas, além de nos possibilitar crescer no meio acadêmico”, destacou Jean.