Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde da Mulher e Gênero promove Cine-Debate sobre a cultura do aleitamento materno

SITE CinedebateCom o objetivo de conscientizar profissionais da saúde, mães e a sociedade em geral sobre a importância e benefícios do aleitamento materno, foi instituído por Lei o Agosto Dourado. Para debater sobre o tema, será realizado, no dia 16 de agosto, das 14 às 18 horas, na sala 509 da Escola de Enfermagem da UFMG, o “Cine-Debate Agosto Dourado”, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde da Mulher e Gênero (NUPESMeG). O evento é organizado pela aluna do curso mestrado em Enfermagem Ana Luiza Nunes e faz parte das atividades da disciplina de Aleitamento Materno, do curso de graduação em Nutrição.

De acordo com a mestranda, serão exibidos dois filmes com intuito de debater a cultura do aleitamento materno. O primeiro é o documentário “De Peito Aberto”, uma produção nacional do ano de 2018, com direção de Graziela Mantoanelli e Leonardo Brant (https://www.depeitoaberto.net/). De acordo com a sinopse, é um documentário sobre amamentação. Uma obra poética sobre a relação entre mães e bebês. É também um instrumento de apoio àqueles que defendem e apóiam a causa, oferecendo uma valiosa e inédita ferramenta de trabalho para comunidades e organizações que atuam com essa importante questão social.

O segundo é o curta “AMA – La puérpera trabaja. Dentro y fuera de su casa”, de 2017 com direção da argentina Silvina Estevez (https://vimeo.com/210712129). Conforme informações dos produtores, no inverno Brenda, mãe de ‘primeira viagem’, atravessa uma nova etapa: o puerpério. Seu ambiente na cidade é como um útero que a contém e a mantém isolada do mundo exterior. A sua licença maternidade está chegando ao fim e, apesar de sentir-se só, crê que nem ela nem sua bebê estão prontas para voltar a trabalhar”.

Após a exibição dos filmes, será realizado um debate com a presença das professoras do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, Kleyde Ventura de Souza e Elysângela Dittz Duarte; da doula, co-fundadora do Ishtar BH, Polly do Amaral e da Consultora em Aleitamento Materno e co-fundadora do Ishtar BH, Carolina Giovannini. A aluna Ana Luiza Nunes, mediará o debate.

O evento é gratuito e aberto ao público. É necessário confirmar a participação neste link. O espaço é sujeito a lotação.