Calendário

Janeiro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Nova versão do Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos é tema de mesa-redonda

Com o objetivo de discutir a nova versão do Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos: divulgação e incentivo à participação em consulta pública, será realizada uma mesa-redonda no dia 10 de agosto, às 14 horas, no Anfiteatro Laís Netto da Escola de Enfermagem da UFMG.

A coordenadora do evento, professora Luana Caroline do Santos, do Departamento de Nutrição da EEUFMG, vai abordar os desafios atuais da alimentação nos primeiros dois anos de vida e a nutricionista Cláudia Guimarães Pinto Dias, coautora da Lei 18.372/2009 que rege a alimentação escolar em Minas Gerais, vai falar sobre o Movimento BH pela infância”. Além disso, a nutricionista Nathália Ribeiro Mota Beltrão, da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição/Diretoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais apresentará a nova edição do Guia alimentar brasileiro para menores de dois anos. Os participantes serão incentivados a contribuírem para a consulta pública por meio de perguntas e discussões com a moderação da nutricionista Cleia Costa Barbosa, da ONG International Baby Food Action Network e do Comitê de Aleitamento Materno Estadual (CAM).

O evento, que faz parte das comemorações do Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Vagas limitadas.

O Guia Alimentar
O Guia Alimentar abrange diretrizes gerais sobre a alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida e espera subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores, além de ser um instrumento de orientação para políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras.
A versão preliminar do novo Guia está disponível neste link  e as contribuições podem ser encaminhadas em formulário simples (disponível aqui) até o dia 25/08.