Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Seminário gratuito sobre práticas integrativas e complementares recebe inscrições

práticas carlaNo Brasil, a introdução das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS, sobretudo na Atenção Primária à Saúde, cresceu desde a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), por meio da Portaria GM/MS nº 971/2006, entretanto, incorporá-las aos serviços ainda é uma tarefa difícil. Para a efetiva implementação de ações em PICS, torna-se necessário promover o conhecimento quanto aos benefícios, visando sensibilizar os profissionais de saúde e também qualificá-los na realização destas práticas, a partir de um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do individuo.

Nesta perspectiva, a Escola de Enfermagem da UFMG, com o apoio do Centro Universitário Belo Horizonte- UniBH, promove o “Seminário sobre Práticas Integrativas e Complementares”, no dia 9 de agosto, a partir das 11horas, no Auditório Maria Sinno da EEUFMG. O evento é coordenado pela professora Carla Aparecida Spagnol e tem os objetivos de promover um debate sobre as PICS, além de sensibilizar a comunidade acadêmica e os profissionais dos serviços de saúde acerca da sua utilização.

Além disso, será oferecido o “Espaço da Saúde e Bem-Estar” onde os participantes poderão vivenciar diferentes Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como: Yoga, Auriculoterapia, Massagem, Reike, Tai chi chuan e Biodança.

As vagas estão esgotadas. A emissão de certificado é pelo Cenex com a taxa de R$ 5,00.

Disciplina optativa
De acordo com a professora Carla, neste semestre será ofertada a disciplina optativa Tópicos em Enfermagem Aplicada II: Gestão e Implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) ENA031, do dia 24 de setembro a 7 de dezembro, nas segundas e sextas-feiras, de 14 às 17 horas, na EEUFMG. Serão 20 vagas (15 vagas para o curso de Enfermagem e 05 vagas para formação livre) aberta aos alunos de todos os períodos. A matricula pode ser feita até 4 de agosto, no Colegiado de Graduação em Enfermagem.