Novembro 2019

Escola de Enfermagem da UFMG inicia comemorações de seus 85 anos

Imagem Fachada EEUFMG2A Escola de Enfermagem da UFMG dá início ao programa de comemorações de seus 85 anos de existência no dia 5 de julho, a partir das 10 horas, no auditório Maria Sinno da Unidade.

As diretoras da Escola, professoras Eliane Marina Palhares Guimarães e Sônia Maria Soares farão a cerimônia de abertura e apresentação do selo comemorativo. Em seguida, a enfermeira e egressa da Escola, Fernanda Batista Oliveira Santos, ministrará uma palestra sobre a história da Unidade com o tema “Rupturas e continuidades na trajetória histórica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Minas Gerais: desdobramentos da federalização 1950 -2004”. Às 11h30 haverá apresentação do Conjunto de música da Aeronáutica, Asas de Minas.

A diretora da Escola, professora Eliane Palhares destacou que eventos científicos, culturais e sociais completam a programação que se estenderá até 7 de julho de 2019. “Está previsto, entre outras atividades, a realização do Congresso de Gestão em Serviços de Saúde, em outubro deste ano, a celebração dos 20 anos de Internato Rural em Enfermagem, os 15 anos de criação do curso de Nutrição e os 10 anos de criação do curso de Gestão dos Serviços de Saúde”, enfatizou a professora Eliane Palhares.

História
A Escola de Enfermagem foi inaugurada no dia 7 de julho de 1933, com o nome de Escola de Enfermagem Carlos Chagas. Foi a segunda escola do gênero fundada no Brasil por iniciativa do célebre sanitarista Carlos Chagas. À época, ele dirigia o Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP) e criou diversos serviços especializados de saúde, como os de higiene infantil e os de combate às endemias rurais, à tuberculose, à hanseníase e às doenças venéreas. Criou ainda Escolas de Enfermagem e estabeleceu as bases para formação de médicos sanitaristas.

O processo de estruturação da Escola como unidade acadêmica autônoma e de qualidade se consolida com o crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação, da pesquisa, e da extensão ao longo dos anos. Assim, as comemorações dos 85 anos da EEUFMG serão marcadas pela divulgação e discussão com a comunidade acadêmica e os profissionais, de ações de ensino e capacitação profissional nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Gestão dos Serviços de Saúde.