Calendário

Agosto 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisa sobre perfil dos graduandos pode ser respondida até dia 30

Até o próximo sábado, 30 de junho, os estudantes da UFMG poderão responder à 5ª Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A iniciativa visa gerar conhecimento amplo e atualizado sobre características e necessidades dos estudantes. As informações vão subsidiar medidas de alcance nacional e aperfeiçoamento das políticas de assistência estudantil e ações afirmativas da UFMG.

No plano nacional, de acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, Tarcísio Mauro Vago, os dados obtidos pela pesquisa serão apresentados ao Ministério da Educação (MEC) como forma de gestão em prol do fortalecimento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAE), cujos recursos apoiam a permanência dos alunos nas universidades.

No âmbito da UFMG, ele acrescenta, “conhecer melhor o nosso estudante possibilita a elaboração de políticas cada vez mais refinadas e sintonizadas com a realidade”. Segundo Tarcisio Vago, quanto maior o número de participantes da pesquisa, melhor a compreensão do quadro atual. “Temos uma percepção da realidade, mas é importante dispormos de dados precisos”, enfatiza. O objetivo, no caso da UFMG, é chegar a pelo menos cinco mil respostas à pesquisa, que correspondem a cerca de 15% do universo dos estudantes de graduação.

O pró-reitor ressalta ainda que esta é a primeira pesquisa sobre graduandos de que a Universidade participa após a aplicação integral da Lei de Cotas para ingresso em seus cursos e a adesão ao Enem e ao sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Isso torna ainda mais importante o conhecimento do nosso corpo discente. À luz dos novos dados, vamos rever e reconstruir nossas políticas de assistência estudantil, ações afirmativas e apoio acadêmico”, conclui Tarcisio Vago.

A pesquisa é organizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace). Os dados serão mantidos sob total sigilo, e informações pessoais serão utilizadas apenas para identificação no acesso à plataforma da pesquisa. Acesse o formulário.

A TV UFMG produziu um vídeo sobre o tema:

(Com Centro de Comunicação da UFMG)