Calendário

Curso gratuito vai capacitar profissionais para doença falciforme

Enfermeiros e médicos que atuam na rede de atenção à saúde de Minas Gerais podem se inscrever, até 29 de julho, para o curso a distância “Doença Falciforme: Linha de Cuidados – Conhecer para Cuidar”, oferecido pelo Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), parceria entre o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) e Fundação Hemominas.
O curso objetiva fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais e das equipes das Unidades Básicas de Saúde em Doença Falciforme para melhoria da qualidade da assistência e redução da morbimortalidade determinada pela doença.

As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed), e o aluno contará com o apoio de um fórum de dúvidas. O curso, que tem o início das atividades previstas para agosto de 2018, tem duração de 15 horas e pode ser concluído em até 60 dias.

Doença falciforme em Minas Gerais
De acordo com a coordenadora do Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps), pertencente ao Nupad da Faculdade de Medicina da UFMG, Michelle Rosa Andrade Alves, a capacitação visa a melhoria da qualidade da assistência aos pacientes com doença falciforme. Em Minas Gerais, a cada ano ,1 em 1.400 bebês nascidos vivos tem a doença, e 1 em cada 23 são portadores do traço falciforme. “O diagnóstico e manejo da doença falciforme não são difíceis de serem feitos e, ainda assim, perdemos muitos pacientes devido ao desconhecimento da doença e de suas intercorrências”, alerta a nutricionista.

Mais informações: edu.falciforme@nupad.medicina.ufmg.br