Calendário

Projeto 'Sentidos do nascer' é premiado pelo Ministério da Saúde

Sentidos do NascerO projeto de extensão Sentidos do nascer foi um dos 15 premiados pelo Ministério da Saúde em edital do Laboratório de Inovações em Educação na Saúde, na categoria Integração ensino – serviço – comunidade. “Trata-se do reconhecimento do potencial dessa intervenção para mudança de cultura e de práticas sobre nascer no Brasil. O prêmio não implica novo financiamento, como o que conseguimos em 2016 com o InovaSus, mas atesta o caráter inovador da iniciativa e de sua capacidade de ser replicada em outras regiões", explica o professor Bernardo Jefferson de Oliveira, da Faculdade de Educação da UFMG.

Segundo ele, que coordena a iniciativa, o projeto busca contribuir para a mudança da percepção e cultura sobre o parto e nascimento, com formação e mobilização social amparadas nos direitos da mulher e da criança e em boas práticas destinadas ao cuidado e à conscientização sobre a cesariana desnecessária e a prematuridade iatrogênica (situação em que o parto ocorre sem que o bebê esteja suficientemente maduro).

A iniciativa receberá do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de reconhecimento em cerimônia pública. Seus resultados serão sistematizados e publicados na série técnica NavegadorSUS.

‘Sentidos do Nascer’ foi o único projeto selecionado em Minas Gerais. As iniciativas foram avaliadas por comissão formada por especialistas da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde. Na segunda etapa do processo, foram selecionadas 31 práticas (entre as 251 inscritas inicialmente) que receberam visita in loco dos integrantes da comissão.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)