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Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde (CEFES)

Ao longo dos anos, a Escola de Enfermagem da UFMG acumulou experiência em propor, desenvolver e participar de processos de desenvolvimento de educação permanente na área de saúde, contribuindo para a formação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde. Entre estes processos, merecem destaque o Projeto Larga Escala, com a produção de material instrucional, e a oferta do Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública; o Programa Transetorial de Ação Comunitária (PTAC); o Programa de Desenvolvimento de Enfermagem (PRODEN). Mas recentemente, no cenário de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Escola de Enfermagem, em parceria com a Faculdade de Medicina, principalmente, coordenou o Polo de Capacitação, Formação e Educação Permanente para o pessoal de Saúde da Família (PoloSF) e representou a UFMG no Pólo de Educação Permanente em Saúde (PoloEP) da Macrorregião Centro de Minas Gerais. Em relação a oferta de curso de especialização, além do já citado, a Escola de Enfermagem participou do Curso de Especialização em Saúde da Família específico para a rede básica de Saúde de Belo Horizonte (BH-Vida) – ofertado pela Faculdade de Medicina/NESCON -, do Curso de Especialização em Saúde da Família criado pelo PoloSF e, atualmente, participa do Programa Ágora e da coordenação e desenvolvimento do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, modalidade a distância.

Especificamente em relação à educação a distância, a Escola de Enfermagem foi a primeira Unidade Acadêmica da UFMG a criar e oferecer um curso de especialização nesta modalidade, a Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, componente II do Programa de Profissionalização do Auxiliar de Enfermagem (PROFAE). O Curso, supra citado, foi desenvolvido, inicialmente, pelo Núcleo de Apoio ao Docente - NAD/UFMG, como resultado de esforço conjunto do Ministério da Saúde, ENSP/FIOCRUZ, Universidades Brasileiras e especialistas das áreas de saúde e educação.

Posteriormente, o Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - CEFPEPE foi oferecido pelo Centro de Apoio a Educação à Distância - CAED/UFMG com recursos financeiros da Universidade Aberta do Brasil - UAB/MEC e desenvolvido pela Escola de Enfermagem da UFMG em oito Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior da UAB/MEC, por duas vezes consecutivas, nos anos de 2008 e 2010. Tendo recebido demanda de outros profissionais da área da saúde, este Curso sofreu modificações, ampliando a sua clientela para os demais profissionais de saúde. Esta formação é comprometida com as necessidades sociais em geral, e de saúde em particular, desenvolvendo sólida formação teórica-prática de bases filosóficas, científicas, técnicas e políticas, incorporando as mudanças e tendências do Sistema Único de Saúde – SUS.

Na edição de 2014, para atender a Portaria nº 088/2011 do CEPE/UFMG, novas alterações foram necessárias, surgindo assim o Curso de Especialização em Formação de Educadores na Saúde.

Que curso é este?

À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino superior da área da saúde, dos princípios do SUS e do Pró-Saúde, o CEFES propõe a capacitação do profissional de saúde de forma articulada à reorientação do modelo de cuidado à saúde do País para que sejam convenientemente preparados para produzirem essa referência de saúde onde quer que desenvolvam seu trabalho.

Neste sentido propomos atingir os seguintes objetivos:

OBJETIVO GERAL
• Oferecer formação teórica e prática com bases filosóficas, pedagógicas, científicas, políticas e técnicas para que os profissionais de saúde adotem práticas educativas emancipadoras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Qualificar pedagogicamente os profissionais de saúde em conformidade com as necessidades sociais em geral e de saúde em particular.
• Capacitar os profissionais de saúde para formação de trabalhadores da saúde de nível médio.
• Ampliar o conhecimento pedagógico para otimizar as ações educativas dos profissionais de saúde.
• Sensibilizar os profissionais da saúde para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

PERFIL DO EGRESSO

A perspectiva é de que ao final do Curso a sociedade possa contar com profissionais:
• capacitados para utilizar abordagens pedagógicas no quotidiano de seu trabalho na perspectiva da promoção de saúde, reconhecendo-se como sujeito de práticas educativas e produzindo melhores indicadores de saúde;
• envolvidos com os processos de formação de profissionais de nível médio em saúde e com práticas educativas com maior capacidade transformadora;
• comprometidos com a Educação Permanente em Saúde como estratégia de reorganização do processo de trabalho em saúde.

A ESTRUTURA DO CURSO

A operacionalização das bases teóricas e metodológicas propostas ocorrem a partir de uma organização curricular apoiada em uma concepção não disciplinar, superando a visão do currículo tradicionalmente entendido como um conjunto de disciplinas preestabelecidas e obrigatoriamente reproduzidas pelas instituições de ensino.

Fundamentado numa abordagem crítica, o currículo compõe-se de Eixos Temáticos, que abrangem uma série de módulos, definidos como espaços de formação, caracterizados cada um por uma temática, que se originam das práticas sociais e propiciam o desenvolvimento da capacidade reflexiva dos alunos, bem como a compreensão dos processos sociais (individuais e coletivos) que permeiam a realidade próxima (BOMFIM, et al 2003). O Curso está organizado em três Eixos Temáticos, assim, desenvolvidos:

Eixo Temático I - O Contexto da educação e da saúde: oferece informações, oportunidades e estímulos para que o aluno seja capaz de construir um referencial teórico de análise e de reflexão crítica sobre a relação da prática pedagógica com o contexto das políticas públicas nos campos da educação e da saúde e sobre novas contribuições teóricas e práticas nesses campos.

Eixo Temático II – Estruturando a escola de educação profissional e a gestão do cuidado na saúde: oferece e complementa as bases teóricas e práticas que estruturam a prática pedagógica crítica, com ênfase na gestão de educação profissional e permanente referenciada na área da saúde. Possibilita, também, a imersão na prática de produção de conhecimentos: elaboração e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC.

• Eixo temático III – Fazendo a pedagogia do cuidado na saúde: possibilita e orienta a imersão na prática pedagógica e apresenta estratégias que viabilizem a articulação teoria-prática e a dinâmica da ação-reflexão, a partir de uma vivência pedagógica concreta.

Os três Eixos Temáticos totalizam uma carga horária de 480 horas, sendo o EixoTemático I com 120 horas, o EixoTemático II com 165 horas e o EixoTemático III com 195 horas, formando a Estrutura Curricular, apresentada no Quadro 1.

CEFPEPES

Secretaria do Curso:
Escola de Enfermagem – Sala 100
Av. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigenia
CEP: 30130-100 - Belo Horizonte - MG
TEL/FAX: 3409-9170
e-mail: cefpepe@enf.ufmg.br