Calendário

Junho 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde atende aos requerimentos acadêmicos exigidos pelas duas linhas de pesquisa. São propostas três disciplinas obrigatórias: Metabolismo de Nutrientes, Nutrição em Saúde Pública e Bioestatística.

Especificamente, no que se refere à linha de pesquisa “Nutrição Clínica e Experimental” são oferecidas disciplinas relacionadas ao papel da alimentação e nutrição no processo de adoecimento, bem como aquelas que fornecem instrumental metodológico para a condução de pesquisas científicas, e disciplinas com ênfase em estudos moleculares e experimentais, que conferem aos alunos habilidades para estudos sobre as necessidades nutricionais, características genéticas, imunológicas e bioquímicas de eventos relacionados à nutrição dos indivíduos.

As disciplinas relacionadas à linha de pesquisa “Nutrição e Saúde Pública” visam propiciar aos alunos sustentação teórica e habilidades científicas para a compreensão dos principais problemas que atingem a população. Elas buscam enfatizar a promoção da saúde e a prevenção e o controle de doenças dentro do contexto das mudanças econômicas, demográficas e de saúde. Dessa forma, a estrutura curricular conta com disciplinas tanto relacionadas ao processo de alimentação e nutrição na promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, quanto de instrumentais epidemiológicos e estatísticos que contribuem para a análise destes eventos.

Disciplinas do tronco comum de ambas as linhas de pesquisa

Disciplina: Nutrição em Saúde Pública
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Saúde pública e transformações demográficas, epidemiológicas e nutricionais. Estratégias e políticas de alimentação e nutrição. Fontes dos dados alimentares e nutricionais. Promoção da saúde. Segurança alimentar e nutricional. Principais problemas nutricionais: doenças e agravos não transmissíveis e doenças carenciais. Populações específicas: Epidemiologia, saúde e nutrição de populações vulneráveis e povos indígenas brasileiros.

Disciplina: Metabolismo de Nutrientes
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Processos fisiológicos e bioquímicos associados à digestão, absorção e metabolismo de nutrientes. Interconecta as vias associadas ao metabolismo intermediário com enfoque no controle hormonal e nutricional em diferentes contextos: pós-prandial e jejum.

Disciplina: Bioestatística
Carga Horária: 60 horas
Número de Créditos: 4
Ementa: Estatística descritiva. Distribuições de probabilidade (Binomial, Poisson e Normal). Inferência estatística: noções de amostragem, intervalo de confiança, teste de hipóteses, erros tipo I e II. Testes estatísticos: teste de t-Student para amostras independentes e variâncias iguais; teste de t-Student para amostras independentes e variâncias diferentes; teste de t-Student para amostras pareadas; teste de Mann-Whitney; teste de Wilcoxon; análise de variância – ANOVA; teste e Kruskal-Wallis; teste de qui-quadrado; teste de McNemar; teste exato de Fisher.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Pesquisa na área da Saúde. Ética em pesquisa na saúde. Epistemologia das ciências: fundamentos filosóficos e raízes históricas. Abordagens metodológicas nas pesquisas quantitativa e qualitativa. Elaboração do projeto de pesquisa: delimitação do problema e objetivo do estudo, objetivos, referencial teórico- metodológicos métodos e técnica de coleta e de análise de dados, pesquisa bibliográfica. Redação de relatórios de pesquisa.

Disciplina: Seminários de Pesquisa em Nutrição e Saúde
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Seminários para apresentação, análise e discussão dos projetos de dissertação e tese visando o seu aprimoramento metodológico e científico.

Disciplina: Uso de Programas de Estatísticos para Análise de Dados
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Elaboração de banco de dados. Avaliação da consistência de banco de dados com o uso de técnicas estatísticas de análise de concordância (teste de Kappa, teste de McNemar, sensibilidade, especificidade, coeficiente de correlação de Pearson, coeficiente de correlação de Spearman) e identificação de valores extremos (testes de normalidade). Integração entre programas de dados estatísticos. Descrição de resultados com a apresentação de frequência de variáveis. Análise estatística bivariada (teste de t-Student para amostras não pareadas, com variâncias iguais ou diferentes; teste de t-Student para amostras pareadas; teste de Mann-Whitney; teste de Wilcoxon; análise de variância; teste Kruskal-Wallis, de teste de qui quadrado, teste exato de Fisher; análise de sobrevivência – Kaplan-Meier).

Disciplina: Redação de Trabalhos Científicos
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Texto científico: características e técnicas para redação e estruturação. Modalidades de textos científicos e regras básicas de redação. Redação de projeto de pesquisa e artigo científico. Índice de Impacto, Sistema Qualis, Cientometria e bibliometria. Uso do software "EndNote". Autoria e direito autoral. Processo de revisão por pares, análise do artigo e carta resposta.

Disciplina: Métodos de Investigação em Nutrição
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Avanços nos métodos de investigação do consumo alimentar. Fatores intervenientes no consumo alimentar e Inquéritos Dietéticos. Adequação do consumo de nutrientes. Análise de qualidade da dieta. Dosagens bioquímicas na mensuração do estado nutricional e na determinação de condições de nutrição e saúde. Pesquisas Nacionais de Alimentação e Nutrição. Avanços na avaliação do estado nutricional. Avaliação nutricional em condições específicas – infância, adolescência, adultos e idosos, populações indígenas, hospitalização, dentre outras.

Disciplina: Obesidade: Gênese, Epidemiologia e Intervenção
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Gênese e epidemiologia da obesidade. Comportamento alimentar e modelo transteórico. Intervenções nutricionais para o tratamento da obesidade no âmbito individual e de coletividade.

Disciplina: Estágio Docente
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Prática supervisionada de ensino em disciplinas do Curso de Graduação em Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG.

Disciplina: Seminários de Dissertação
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60 horas
Número de Créditos: 4
Ementa: Seminários para apresentações e análises dos projetos de dissertação, permitindo aos discentes aprofundar seus conhecimentos sobre o processo científico.

Disciplina: Elaboração de Trabalho Final
Obrigatória: Sim
Carga Horária: -
Número de Créditos: -
Ementa: Elaboração de Trabalho Final de Dissertação. Defesa de Dissertação.

Disciplinas da Linha de Pesquisa “Nutrição Clínica e Experimental”

Disciplina: Microcirculação e Inflamação
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Estrutura da microcirculação de diversos órgãos e mecanismos básicos envolvidos na interação leucócito-endotélio na inflamação.

Disciplina: Nutrigenômica – Bases Moleculares da Terapia Nutricional
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Interação entre nutrientes e genes, e influência das características genéticas do indivíduo sobre as necessidades nutricionais. Bases genéticas do aparecimento e transmissão das diferentes características e principais doenças humanas relacionadas à alimentação e nutrição. Conceitos básicos de genética de populações e evolução e, relação com a alimentação humana. Nutrigenômica e patogenia de doenças crônicas e respostas individuais ao tratamento dietético e mudanças nos hábitos de vida.

Disciplina: Nutrientes na Modulação Inflamatória
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Regulação da resposta imune induzida por nutrientes. Nesse contexto a disciplina estuda a influencia de lipídios, carboidratos e compostos bioativos presentes nos alimentos sobre a resposta inflamatória sistêmica e local (fígado, tecido adiposo, muscular, intestinal e baço).

Disciplina: Modelos Experimentais de Doenças Crônicas e Infecciosas
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Estuda a manipulação adequada de animais experimentais em biotério, as necessidades de nutrientes e as condições básicas para o preparo de dietas e desenvolvimento de modelos experimentais. A disciplina abordará modelos experimentais de alergia alimentar, dislipidemia e aterosclerose; obesidade; diabetes; sepse; doenças intestinais e infecciosas.

Disciplina: Imunologia de Mucosas
Obrigatória: Não
Carga Horária: 15 horas
Número de Créditos: 1
Ementa: Efeitos imunológicos dos componentes da dieta (proteínas, carboidratos, lipídeos e micronutrientes). Anatomia e atividades do tecido linfóide associado à mucosa intestinal. Doenças imunológicas do trato gastrointestinal (gastrites, doenças inflamatórias crônicas do intestino, alergia alimentar) e relacionadas a distúrbios nutricionais (desnutrição, obesidade). Relações entre microbiota e dieta.

Disciplina: Implicações Nutricionais da Obesidade Extrema e da Cirurgia Bariátrica
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Quadro geral metabólico e clínico dos indivíduos com obesidade extrema antes e após a cirurgia bariátrica.

Disciplina: Nutrição Clínica
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Temas atuais referentes à avaliação e terapia nutricional de diferentes condições clínicas.

Disciplina: Imunologia: da Molécula ao Organismo
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Funções e mecanismos de funcionamento das moléculas e células envolvidas nos fenômenos fisiológicos mediados pelo sistema imune. Elementos do sistema imune, fases das respostas imunes, importância da estrutura molecular dos componentes do sistema imune. Ações do sistema imune e agentes infecto-parasitários, doenças autoimunes e hipersensibilidade. Métodos de pesquisa em imunologia.

Disciplina: Tópicos Avançados em Nutrição Clínica e Experimental I
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Temas atuais em Nutrição Clínica e Experimental.

Disciplina: Tópicos Avançados em Nutrição Clínica e Experimental II
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Temas atuais em Nutrição Clínica e Experimental.

Disciplina: Tópicos Avançados em Nutrição Clínica e Experimental III
Obrigatória: Não
Carga Horária: 15 horas
Número de Créditos: 1
Ementa: Temas atuais em Nutrição Clínica e Experimental.

Disciplinas da linha de pesquisa “Nutrição e Saúde Pública”

Disciplina: Fundamentos de Epidemiologia
Obrigatória: Não
Carga Horária: 60 horas
Número de Créditos: 4
Ementa: Bases conceituais, história e usos da epidemiologia. Processo saúde-doença. Epidemiologia descritiva e analítica. Métodos para o estudo de ocorrência de doenças. Estudos de morbimortalidade: coeficientes e padronização de taxas. Desenhos epidemiológicos: estudos caso-controle, transversal, coorte, experimental e ecológico. Análise epidemiológica básica. Causalidade.

Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Saúde Pública
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Conceitos básicos de Estatística e Epidemiologia para uso em análise de dados populacionais, dando ênfase na área de estudos de associação. Instrumentação técnica em gerenciamento de banco de dados usando como exemplo diversos tipos de delineamentos epidemiológicos.

Disciplina: Tópicos Avançados em Prevenção e Controle de Agravos à Saúde: Modelos de Regressão
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Conceitos avançados em regressão linear e logística (multinomial e ordinal) como modelos para uso em análise de dados populacionais, com ênfase em estudos epidemiológicos da área de doenças crônicas não transmissíveis. Estimação de parâmetros, ajuste de modelos. Fatores de confusão e interação.

Disciplina: Introdução à Análise Multivariada de Dados em Estudos na Área de Nutrição
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Métodos de organização e análise estatística multivariada de dados com seus fundamentos teóricos básicos: Modelo Geral em Análise Multivariada; Coeficientes de similaridade, dissimilaridade e distância; Linkage de bases de dados; Realização de operações cíclicas em bases de dados; Transformação de variáveis; Análise fatorial; Análise de componentes principais; Análise de Cluster; e Análise de Correspondência.

Disciplina: Intervenções Nutricionais em Saúde Pública
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Educação alimentar e nutricional e a promoção da saúde; Teorias e modelos na Educação alimentar e nutricional; Modelo transteórico de estágios de mudança de comportamento; Educação em saúde e segurança alimentar e nutricional; Intervenções nutricionais individuais: a importância do aconselhamento; Intervenções nutricionais coletivas: papel da escola, ambiente, e Sistema de Saúde.

Disciplina: Ambiente Alimentar e Saúde
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Ambiente alimentar e sua relação com a saúde. Modelos conceituais. Determinantes alimentares e ambientais. Métodos e tecnologias de avaliação do ambiente alimentar. Sistemas de informação. Estratégias de promoção do ambiente alimentar saudável.

Disciplina: Tópicos Avançados em Nutrição e Saúde Pública I
Obrigatória: Não
Carga Horária: 30 horas
Número de Créditos: 2
Ementa: Atualidades em Nutrição e Saúde Pública.

Disciplina: Tópicos Avançados em Nutrição e Saúde Pública II
Obrigatória: Não
Carga Horária: 45 horas
Número de Créditos: 3
Ementa: Atualidades em Nutrição e Saúde Pública.

Disciplina: Tópicos Avançados em Nutrição e Saúde Pública III
Obrigatória: Não
Carga Horária: 15 horas
Número de Créditos: 1
Ementa: Atualidades em Nutrição e Saúde Pública.