Com o objetivo de proporcionar aos alunos da disciplina Tópicos em Saúde, Empregabilidade e Carreira, do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, um olhar sobre a construção da carreira, os ex-alunos do curso Dayane Aparecida Alves, Jane Paula Lopes Gomes, Lucas Gomes Costa de Paula, Lucimeire Rodrigues Venancio e Poliana Harumi Ueno, ministraram palestras.
Eles apresentaram suas trajetórias acadêmica e profissional, abordaram sobre as dificuldades e estratégias para a inserção no mercado de trabalho e falaram sobre os possibilidades e desafios da profissão.
De acordo com a coordenadora da disciplina, professora Fátima Ferreira Roquete, essa atividade visa auxiliar na elaboração de um plano de ação, no qual os estudantes possam definir estratégias para alcançar seus objetivos profissionais futuros. “Essa interação entre os alunos e os egressos graduados é uma oportunidade muito rica. A minha ideia foi trazer ex-alunos graduados que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho e outros que já estão inseridos como gestores de serviços de saúde, para mostrar para o discente o que pode fazer a diferença, de acordo com a visão desses egressos”, explicou a professora.
A ex-aluna Dayane Aparecida Alves, egressa da quarta turma do curso de Gestão dos Serviços de Saúde, afirmou que há três meses foi desligada de uma organização e, portanto, no momento, não está inserida no mercado de trabalho. Ela, porém, relatou que continua atuando na área da saúde, participando junto com o Conselho Estadual de Saúde das atividades da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres. “Eu tive a oportunidade de sair como delegada representante do usuário e vou participar da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que será realizada neste mês em Brasília. Apesar de não estar no mercado, continuo na ativa”, contou.
Poliana Harumi Ueno, egressa da primeira turma, é Assessora Técnica Profissional da Federassantas – Federação que representa os Hospitais Filantrópicos das Santas Casas do Estado de Minas Gerais. Ela contou como está sendo sua experiência profissional na área de gestão e como os conhecimentos adquiridos na Universidade foram fundamentais. “Acho que toda caminhada, desde a formação na faculdade e das experiências que eu tive até então, agregaram muito no sentido de dar maior visibilidade sobre a complexidade do serviço de saúde e dos âmbitos também de atenção primária, atenção ambulatorial e atenção hospitalar. Já perpassei nesses três âmbitos, a faculdade agregou muito na minha bagagem”.
A assessora ainda afirmou que é gratificante voltar a Escola de Enfermagem da UFMG e participar de uma aula que permite trocar experiências e auxiliar os alunos. “Eu sempre gostei e acreditei muito no Curso. Acho que é o mínimo de retorno que eu posso dar pela minha formação, pelos professores que se dedicaram tanto, pelo curso, pela história de crescimento dentro e junto do curso. É muito gratificante estar aqui”.
Poliana Harume, Lucas Gomes, Lucimeire Venancio, Jane Gomes, Dayane Alves e a professora Fátima Roquete
O ex-aluno Lucas Gomes Costa de Paula, que formou em 2014, também relatou suas experiências acadêmicas e profissionais. Ele é gestor da Unidade de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia do Hospital das Clínicas da UFMG e contou que sua trajetória acadêmica foi entre a área de pesquisa e representações diversas. Ele foi bolsista PRONOTURNO durante três anos na Faculdade de Ciências Econômicas, desenvolvendo estudos voltados para o setor saúde, e atuou no movimento estudantil, sendo um dos fundadores do Diretório Acadêmico do Curso (DAGESS) e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de representar os alunos como membro do Colegiado do Curso de Graduação em Gestão de Serviços de Saúde.
“Além de Bolsista PRONOTURNO, tive a oportunidade de fazer estágio na Secretaria Estadual de Saúde, trabalhando na coordenação de Urgência e Emergência. Depois recebi uma proposta para estagiar na UNIMED-BH, na Gestão de Assistência e Promoção da Saúde (GAPS) e acabei sendo contratado pela GAPS. Logo depois, comecei meu mestrado em Administração no CEPEAD/FACE da UFMG. Após defender meu mestrado, entrei na Gestão do Hospital das Clínicas através de um concurso público nessa área”, contou Lucas. O gestor também disse que sua experiência profissional está sendo bem desafiadora e que está gostando de praticar o que aprendeu ao longo do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. Ele destacou, ainda, sobre a importância dessa aula. “É uma excelente oportunidade para os alunos terem referência e traçarem suas metas a partir da experiência dos egressos”, relatou.
O estudante Warlison Ramos de Oliveira, do 5° período, participou da atividade e afirmou que foi uma oportunidade única e muito enriquecedora. “Contribuiu bastante para o esclarecimento de algumas dúvidas como aluno do curso, reforçou o sentimento de pertencimento e motivou minha trajetória. Esses contatos são como um fator motivacional para aqueles que já se encontraram no curso, ou, até mesmo, para os que possuem dúvidas e incertezas”, pontuou.