Assine o informativo

Blitz educativa destaca a importância da higienização das mãos

Nesta sexta-feira, 5 de maio, Dia Mundial de Higiene de Mãos, foi realizada na Escola de Enfermagem da UFMG e no Hospital das Clínicas uma blitz educativa para reafirmar junto aos profissionais de saúde, professores, alunos, funcionários e usuários dos serviços de saúde o fortalecimento da adesão a higiene de mãos. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS) da Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente e com a Comissão Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG).

De acordo com a professora Adriana Cristina de Oliveira, coordenadora do NEPIRCS, as atividades tiveram aspectos lúdicos, práticos e de conhecimento técnico-científico, propondo um momento de reflexão, pausa e ação para melhoria e conscientização da importância da HM, reafirmando o objetivo da Organização Mundial de Saúde de que até 2020 a cultura de higienização das mãos tenha atingido a excelência, respeitando metas a serem definidas de acordo com a realidade de cada região. Uma das atividades foi uma caixa didática onde foi possível verificar como anda a higienização das mãos das pessoas. “Mostramos a sujidade, que olhando nas mãos sem a caixa não é possível ver. Fizemos uma orientação e motivamos as pessoas para importância do ato”, explicou.

Sintia de Souza Evangelista, doutoranda da Escola de Enfermagem e membro do grupo de pesquisa NEPIRCS, enfatizou que a higiene de mãos tem que ser incorporada na rotina diária de todos os profissionais de saúde. “A blitz é uma forma bem interessante para abordar as pessoas e fazer justamente esse lembrete, todo mundo já sabe da importância, mas às vezes é difícil incorporar isso na prática”, pontuou.

O enfermeiro do CTI adulto do Hospital das Clínicas da UFMG, Jaime de Oliveira Campos Junior, mestrando da Escola de Enfermagem, estava saindo do plantão e participou da atividade. Para ele, a higienização das mãos é um hábito muito importante para não passar os microorganismos de um paciente para o outro e também para a saúde. “A prevenção mais eficaz de infecções é a higienização das mãos”, enfatizou.

JAIMEA professora Adriana Oliveira orientou o enfermeiro Jaime Campos sobre a importância da higienização das mãos

Outro destaque da bliz foi a presença de dois robôs: Ozires, nome em homenagem ao famoso engenheiro brasileiro Ozires Silva; e Alan T, em homenagem ao pai da computação na segunda guerra mundial Alan Turing. Ambos fazem parte do projeto de iniciação cientifica do professor Bráulio Couto, professor de engenharia química e bioinformática da UniBH, que tem como tema central “A luta contra as superbactérias está em suas mãos”.

Segundo o professor, a ideia é levar o robô em um ambiente hospitalar para sensibilizar as pessoas em relação à higienização das mãos. “Fazemos o treinamento durante o serviço, então o robô acaba dando uma aula, ele tem o áudio específico para cada assunto, passa vídeos; é exatamente projetado para essa educação continuada in loco. E tem também essa questão lúdica, porque o robô atrai muito a atenção onde ele passa, as pessoas prestam muito atenção nele”, explicou o professor Bráulio.

ROBOSO professor e os alunos do UNI BH que auxiliaram na criação dos robôs, a diretora da EEUFMG, membros do NEPIRCS e profissionais de saúde do Hospital das Clínicas da UFMG durante a Blitz realizada na EEUFMG

Premiação do concurso de frases
Para incentivar professores e alunos da Escola de Enfermagem da UFMG a repensar cotidianamente essa prática, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS) promoveu um concurso de frases sobre a importância da higienização das mãos para o cuidado seguro. Confira abaixo as frases vencedoras.

1º Lugar
O cuidado do paciente começa com seu toque. Faça-o de maneira segura. Higienize as mãos!
(Bruna Manzo - professora da EE/UFMG)

2º Lugar
Mãos que oferecem o cuidado também precisam oferecer segurança. Higienize suas mãos!
(Nyhara Kellen Rodrigues de Oliveira – 9° período / Gestão dos serviços de Saúde)

3º Lugar
A segurança do paciente pode estar nos detalhes que não vemos. Higienize suas mãos!
(Arthur Rocha Abreu – 4° período / Enfermagem)

4º Lugar
Esta conta não está errada:
2 mãos + água e sabão + consciência
= zero contaminação
(Célia Cristina D Moro – 6° período/Gestão de Serviços de Saúde)

5º Lugar
Preserve a vida: lave as suas mãos e contribua para a segurança do paciente, o combate à infecção está na sua decisão.
(Bruna Dias França - 8° período/Enfermagem)