Assine o informativo

Inscrições para o Sisu 2018/1 serão abertas no dia 29 de janeiro

Candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da UFMG, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

De acordo com cronograma divulgado na página do Ministério da Educação (MEC), as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet de segunda-feira, 29 de janeiro, e se encerram na quinta-feira, às 23h59 (horário de Brasília) do dia 1º de fevereiro.

Para 2018, todas as 6.339 vagas em cursos de graduação oferecidas pela UFMG por meio do Sisu, com ingresso nos dois semestres letivos, serão preenchidas nesta edição. Neste ano, pela primeira vez, as 60 vagas do curso de Design serão ofertadas via Sisu e não mais pelo Vestibular de Habilidades Específicas. Outra novidade é a oferta das vagas o curso de Letras, separadamente, por modalidade: licenciatura e bacharelado. Antes, os candidatos escolhiam a modalidade após o ingresso.

Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação destinam-se aos egressos da escola pública. Assim, em 2018, 3.167 vagas estão abertas para ampla concorrência e 3.172 reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino que, primeiramente, são classificados em dois extratos socioeconômicos: com renda familiar bruta mensal per capita inferior ou superior a 1,5 salário mínimo.

Em seguida, tais candidatos devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas. Com isso, as 50% de vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades de cotas. Entenda como funciona no exemplo apresentado no site do MEC.

Autodeclaração
Os estudantes aprovados na modalidade de reserva de vagas étnico-raciais deverão redigir carta com os motivos que justificam sua autodeclaração. Outra novidade na edição 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos presenciais de graduação da UFMG é a reserva de vagas para candidatos com deficiência.

A adoção da carta consubstanciada foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de modo a aprimorar a política de ações afirmativas da UFMG. As cotas para pessoas com deficiência baseiam-se em lei federal publicada em dezembro de 2016 e foram regulamentadas por portaria do MEC em maio de 2017.

Registro
Os candidatos aprovados, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, de 5 a 7 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas a serem divulgadas na página Sisu UFMG.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2017. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados. A seleção será efetuada com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem 2017.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.

Fora do Sisu
Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro não têm seus candidatos selecionados pelo Sisu, mas por meio do Vestibular Habilidades Específicas. Também contam com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Nos três casos, as inscrições para o processo seletivo de 2018 estão encerradas. Outras informações sobre as formações que não estão sob o âmbito do Sisu podem ser obtidas na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).
(Com Centro de Comunicação da UFMG)