Assine o informativo

Calouros classificados pela Fump podem manifestar interesse para acesso a bolsas

Os estudantes de graduação que ingressaram na UFMG no ano de 2017 (calouros 2017/1), que não participaram da última manifestação para acessar uma ou mais bolsas de auxílio financeiro, podem se manifestar no período de 10 a 18 de abril deste ano, no portal da Fump (clique aqui).

Os estudantes que ainda não possuem a análise socioeconômica devem preencher o questionário e ou protocolar os documentos até no máximo no dia 13 de abril, às 17 horas, para participar desta edição.

O resultado será divulgado no portal da Fump no dia 20 de abril 2017.

Os estudantes serão chamados para entrevista com o assistente social de acompanhamento e liberação das bolsas no período de 24 a 28 de abril de 2017. Essa chamada se dará por e-mail ou por telefone. É importante que os estudantes fiquem atentos à sua caixa de e-mail para evitar perder a data da entrevista, inclusive verificando a caixa de spam e também atualizando o número do telefone caso haja alteração. No dia do atendimento com o assistente social, o estudante deve estar regularmente matriculado na UFMG, com o estudo socioeconômico e o seu nível de classificação validados.

Para atendimento com os assistentes sociais serão chamados prioritariamente os estudantes classificados no nível I e nível II e, conforme dotação orçamentária e vagas disponíveis nos programas de bolsas, serão chamados os estudantes calouros classificados no nível III, que manifestaram interesse.

Para o estudante veterano da UFMG (entrada até o 2º semestre de 2016) que ainda não acessa os programas de assistência estudantil, a análise de concessão de bolsas será realizada por meio do agendamento de horário com o assistente social de referência do seu curso, após a conclusão do seu estudo socioeconômico. Para realizar o agendamento, basta acessar a área do estudante no portal da Fump.

Resumo das informações sobre as bolsas de auxílio financeiro

Bolsa Auxílio Transporte: benefício no valor de R$ 165,00 mensais para as despesas com deslocamento para a UFMG no decorrer do curso. É destinado a estudantes classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III que residem em Belo Horizonte ou região metropolitana da capital e em Montes Claros.

Bolsa de Manutenção Baeta Vianna: apoio financeiro mensal no valor de R$ 400,00 (integral) de R$ 240,00 (parcial), destinado aos estudantes classificados no nível I, em sua primeira graduação.

Bolsa Auxílio Moradia: benefício no valor de R$ 500,00 mensais destinado aos estudantes de graduação inscritos no Programa Permanente de Moradia Universitária e classificados nos níveis I, II e III. O objetivo é auxiliar na manutenção de despesas com moradia - pagamento de uma república ou pensão, enquanto aguardam a seleção de vagas do Programa.

Bolsa Auxílio à Educação Pré-escolar: benefício no valor de R$ 200,00 destinado a estudantes de graduação classificados nos níveis I, II e III que necessitam de apoio financeiro para garantir o cuidado educacional do (s) filho(s) com idade de 0 a 5 anos e 11 meses, enquanto frequentam as atividades acadêmicas.

Bolsa de Apoio Acadêmico Mendes Pimentel: benefício no valor de R$ 300,00 (integral) e de R$ 180,00 (parcial) destinado a estudantes de graduação classificados nos níveis II ou III, para custeio de despesas acadêmicas.

As bolsas são pagas por meio de depósito bancário exclusivamente na conta corrente do estudante no Banco do Brasil.
(Com Assessoria de Comunicação da Fump)