Calendário

Dezembro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Assistência de Enfermagem de Média e Alta Complexidade (CEAEMAC)

O Curso de Especialização em Assistência de Enfermagem de Média e Alta Complexidade- CEAEMAC, criado em agosto de 2012, tem como objetivo proporcionar ao enfermeiro condições para aprofundar saberes específicos e aprimorar a sua competência técnica, pedagógica, gerencial e investigativa.

O corpo docente é formado por professores com título de doutor e mestre nas áreas de concentração ofertadas: Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica; Enfermagem em Cuidados Paliativos; Enfermagem em Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos; Enfermagem em Estomaterapia; Enfermagem em Terapia Intensiva.

É uma proposta de Curso de caráter inovador na atualidade da Enfermagem Mineira, com vistas ao atendimento da diversidade de demandas do mercado de trabalho na área. Caracteriza-se, principalmente, por ser uma nova proposta pedagógica e pelas especialidades nela contidas, que correspondem aos avanços tecnológicos na área da saúde e às necessidades de saúde, sempre diversas, da população.

ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA E HEMODINÂMICA
A especialidade Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica proporciona ao enfermeiro aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos com evidências científicas, em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos especializados. Habilita esses profissionais a exercerem competências assistenciais e técnico-administrativas específicas, em duas grandes áreas, Cardiologia e Hemodinâmica, possibilitando sua inserção em instituições públicas e privadas de saúde. A especialidade tem parcerias a fim de que seja realizado o ACLS para a certificação do especialista pela American Heart Association.

ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
A especialidade Enfermagem em Cuidados Paliativos forma enfermeiros especialistas no cuidar integral e sistematizado de pessoas que vivem com doenças crônicas e a expectativa da morte, com ética, raciocínio clínico e sensibilidade, competências e habilidades técnicas e científicas, atuação prática em equipes de enfermagem e multiprofissionais. Abrange fisiopatologia, classificação e avaliação da dor, tratamentos farmacológicos e não farmacológicos, estomas, hipodermóclise, cuidados com lesões, aspectos psicoemocionais, socioculturais, espiritualidade e relacionamento com a pessoa nas últimas horas de vida e seus familiares.

ENFERMAGEM DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
A especialidade Enfermagem Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos proporciona conhecimento científico e tecnológico a enfermeiros que se tornam habilitados a atuarem nas equipes de enfermagem e multiprofissionais, desenvolvendo as intervenções necessárias à promoção de melhor sobrevida de pacientes com doenças crônicas, atuando na gestão e no seu cuidado, a partir de sua inserção na fila de transplantes até o pós-operatório, em todas as suas fases, incluindo a assistência aos seus familiares.

ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
A especialidade Enfermagem em Estomaterapia forma enfermeiros com competência, conhecimento específico e autonomia nas áreas de prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas com estomas, fístulas, lesões e incontinências urinária e fecal. O estudante realiza atividades práticas supervisionadas nas três áreas da especialidade (lesões, estomas e incontinências). O Curso é referendado pela SOBEST e credenciado junto ao WCET.

ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA
A especialidade Enfermagem em Terapia Intensiva capacita enfermeiros para cuidar de pacientes críticos com competências e habilidades de coordenação, organização, planejamento, execução e avaliação da assistência prestada a pessoas com risco de morrer, junto a equipes de enfermagem e multiprofissionais.

  • Número de vagas: 60 para cada oferecimento
  • Endereço: Av. Alfredo Balena, 190. Bairro: Santa Efigênia CEP:30130-100
  • Fone: 3409-8018
  • Fax: 34098018; 3409-9853 E-mail: ceeh@enf.ufmg.br