Calendário

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de concentração: NUTRIÇÃO E SAÚDE
Compreende estudos sobre nutrição e sua interface com a saúde, incluindo principalmente a gênese e fisiopatologia de doenças crônicas não transmissíveis, bem como sua prevenção e controle; características dos alimentos e do seu consumo pelos indivíduos, grupos e populações, visando promover a saúde.

Um Mestrado Acadêmico tendo como área de concentração Nutrição e Saúde busca atender às necessidades de formação acadêmica e científica de profissionais de saúde exigidas pela área, tão atual e necessária à promoção da saúde brasileira e mundial. Diante do avanço das doenças e alterações metabólicas associadas ao consumo de componentes dietéticos, estudos que envolvam a compreensão fisiopatológica, imunológica e controle de tais alterações são emergentes. Ademais, docentes atualizados que formem nutricionistas capazes de atuar em diferentes contextos, patológicos e não patológicos, corroboram a demanda da expansão da Pós-graduação em Nutrição no país.

Para compreender a relação existente entre a nutrição e a saúde, proposta por este Curso, duas linhas de pesquisa são desenvolvidas, “Nutrição Clínica e Experimental”, e “Nutrição e Saúde Pública”. Estas linhas apresentam estreita relação entre si ao considerarmos que a Epidemiologia, uma das bases da Saúde Pública, tem fornecido importantes evidências científicas que direcionam a pesquisa na área básica para confirmar ou não hipóteses diagnósticas e de tratamento. A Medicina e a Saúde Pública baseadas em evidências têm-se expandido nos últimos anos como estratégia importante de fomento de novas teorias biológicas e de potencialidades de cuidado à saúde fornecido a indivíduos e populações.

Linha de Pesquisa: NUTRIÇÃO CLÍNICA E EXPERIMENTAL
Visa investigar a relação existente entre a nutrição e a saúde por meio do estudo das vias genéticas, bioquímicas, fisiológicas, patológicas e imunológicas decorrentes dos efeitos dos componentes alimentares em modelos animais e estudos clínicos. Estuda a participação de componentes derivados de alimentos ou da microbiota intestinal em diferentes doenças, como as doenças inflamatórias intestinais, aterosclerose, alergia alimentar, obesidade, diabetes mellitus, dentre outras doenças crônicas e infecciosas. As pesquisas desempenhadas se baseiam em testes de novos componentes nutricionais, na utilização de modelos experimentais de doenças, bem como na busca por novas estratégias de diagnóstico e de tratamento. A seguir, estão elencados os docentes vinculados à linha de pesquisa.

Docentes permanentes:
- Adaliene Versiani Matos Ferreira
- Ana Maria Caetano de Faria
- Jacqueline Isaura Alvarez Leite
- Luciana Bastos Rodrigues
- Maria Isabel Toulson Davisson Correia
- Marina Chaves de Oliveira
- Simone de Vasconcelos Generoso
- Tatiani Uceli Maioli

Docentes colaboradores:
- Ann Kristine Jansen
- Gilberto Simeone Henriques
- Wiliam César Bento Régis

Linha de Pesquisa: NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA
Objetiva realizar investigação diagnóstica do estado nutricional de grupos populacionais e indivíduos por meio de indicadores antropométricos, bioquímicos, clínicos e de consumo dietético, bem como compreender a relação entre a dieta e a ocorrência, prevenção e tratamento de doenças por meio da interface entre estudos epidemiológicos e investigações clínicas sobre o tema, incluindo estudos sobre estratégias de intervenção nutricional para melhora do estado de saúde ou doença de grupos e indivíduos. Para isto, compõem a linha de pesquisas docentes com diferentes perfis.

Docentes permanentes
- Adriano Marçal Pimenta
- Aline Cristine Souza Lopes
- Larissa Loures Mendes
- Luana Caroline dos Santos
- Milene Cristine Pessoa
- Rafael Moreira Claro

Docentes colaboradores:
- Bruna Vieira de Lima Costa
- Simone Cardoso Lisboa Pereira