Calendário

Maio 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Infraestrutura física e financeira

Biblioteca
Os alunos do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde contarão com os recursos da Biblioteca João Baeta Viana, do Campus da Saúde da UFMG, e de outras 28 bibliotecas da universidade, sendo 02 (duas) com funcionamento 24 horas, além de acesso a Bancos de Dados por meio digital, Portal CAPES, dentre outros. Estas bibliotecas possuem, livros e capítulos disponíveis para consulta na área de Saúde Coletiva, além de periódicos nacionais e internacionais.

Infraestrutura para Pesquisa
A Escola de Enfermagem possui um Centro de Tecnologia Educacional (CTEEnf), que funciona como de apoio em tecnologia educacional. O CTEEnf é constituído pelo Núcleo de Informática, pelos laboratórios que atendem aos cursos de Enfermagem e Nutrição, e pelo Laboratório de Planejamento de Gestão (LAPLANGE), que atende ao curso de Gestão de Serviços de Saúde.
A Faculdade de Medicina possui um Centro de Informática, onde alunos de Graduação e Pós-Graduação podem ter acesso eletrônico às várias bases de dados disponíveis, inclusive as que a própria UFMG disponibiliza. O Centro de Informática conta com várias salas, onde são alocados aproximadamente 46 computadores, com acesso a internet.
Na Faculdade de Ciências Econômicas, o CEPEAD e o CEDEPLAR também dispõem de laboratórios de informática, salas de estudos, todos equipados com computadores e softwares de pesquisas, visando o apoio às atividades acadêmicas.
As três unidades envolvidas possuem, ainda, auditórios, setores de equipamento audiovisual e multimeios, responsáveis pelo empréstimo, recolhimento, arquivamento e guarda de todo o acervo disponível, além de Núcleos de Assessorias à Pesquisa (NAPq), que fornecem apoio para a organização participação em de eventos científicos, e realização de pesquisas.
Todas as salas dos docentes das unidades envolvidas são equipadas com microcomputador individual ligado à rede.
Apoio financeiro
Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde conta com os seguintes apoios financeiros, que já atendem os cursos de Pós-Graduação stricto sensu das unidades:
a) Programas da Pró-Reitoria de Pesquisa: destinam-se a apoiar e estimular a realização da pesquisa científica, tecnológica e artística da UFMG.
b) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PROBIC/Fapemig e FUNDEP/SANTANDER: criados para promover a iniciação do aluno na produção do conhecimento e sua convivência cotidiana com o procedimento científico em suas técnicas, organização e métodos.
c) Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq- Ações Afirmativas: visa atender de forma equitativa os alunos que ingressaram na universidade pelo sistema de cotas, favorecendo a inserção nos programas de iniciação à Ciência.
d) Programa de Auxílio para a Pesquisa dos Recém-Contratados/ Recém-Doutores: visa apoiar o recém-doutor docente da Universidade ou o recém-contratado doutor, pela concessão de recursos financeiros para execução de projetos de pesquisa.
e) Programa de Auxílio para Projetos Estruturantes de Pesquisa e de Pós-Graduação: visa induzir a articulação entre grupos de pesquisa para elaboração conjunta de projeto multidisciplinar, objetivando a geração de conhecimento e tecnologia de aplicação relevante nos âmbitos regional e nacional e que esteja articulado com a Pós-Graduação stricto sensu.
f) Programa de Apoio à Participação em Congressos e Reuniões Científicas: objetiva facilitar a participação de professores da UFMG em congressos e reuniões científicas no país para apresentação de resultados de pesquisas.
g) Programa de Apoio a Editoração: visa definir diretrizes sobre a política de edição de periódicos na Universidade.
h) Apoio à Tradução e Publicação de Artigos Científicos: tem como objetivo fortalecer a publicação de artigos em veículos de melhor qualidade, segundo o Qualis Capes, favorecendo a disseminação do conhecimento produzido na UFMG.