Calendário

Novembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
24

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Gestão de Serviços de Saúde

Compreende as pesquisas e as práticas que têm como cerne as teorias, as políticas, as tecnologias, os métodos e as técnicas necessários à gestão de serviços de saúde. Com esse arcabouço, busca-se compreender e intervir na gestão.

A área de concentração Gestão de Serviços de Saúde ganha corpo por meio de três linhas de pesquisas, cujas disciplinas foram planejadas de maneira a articular os conhecimentos e as práticas das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.

Linha de Pesquisa: Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Abrange estudos que subsidiam o estabelecimento de marcos regulatórios e de políticas de saúde. Contempla a avaliação da cobertura, qualidade, impacto e eficiência da prestação de serviços de saúde, bem como a análise de custos e de financiamento público para a determinação da prioridade na alocação de recursos na área.

Linha de Pesquisa: Trabalho e Gestão Participativa na Saúde
Contempla a articulação entre trabalho e estratégias de gestão participativa nos serviços de saúde. Propõe a formulação, implementação e avaliação de: programas de educação permanente em saúde; telegestão/telessaúde; controle social; e vigilância em saúde, com enfoque na saúde coletiva. Aborda as condições de trabalho contemporâneo e a patologização dos sujeitos, bem como, a gestão das estratégias de atenção à saúde do trabalhador.

Linha de Pesquisa: Tecnologias Gerenciais em Saúde
Foca a gestão eficiente, eficaz e efetiva das organizações de saúde, abordando as tecnologias gerenciais que são capazes de gerar ambientes de trabalho mais saudáveis, do ponto de vista do trabalhador, fruto de uma cultura organizacional de confiança, respeito e cooperação, e também favoráveis a produção de serviços de qualidade, por meio de estruturas e processos que sejam capazes de dar respostas mais ágeis e com melhor relação custo benefícios ao usuário e à sociedade.