Calendário

Julho 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Iniciação Científica

A atividade de iniciação científica é uma forma de introduzir alunos em atividades de pesquisa, desenvolvida nas universidades, em diversas áreas acadêmicas, sob a orientação de um professor pesquisador.
A iniciação científica é um importante instrumento de formação dos alunos da graduação. Por meio dela, o aluno tem a oportunidade de se envolver com a pesquisa e desenvolver capacidades e habilidades inerentes ao pesquisador, tais como a observação, a criatividade, a crítica, a escrita, a oratória, entre outras que também contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional.
Para desenvolver essa atividade o aluno deve participar de processo seletivo para as modalidades: bolsista e voluntário. As bolsas de Iniciação científica são financiadas por Instituições de fomento ou apoio à pesquisa, tais como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), entre outras.
Orientações para indicação de bolsista de Iniciação Científica
Procedimento para indicar bolsista:
1. O bolsista entrará no link https://argus.marconi.dcc.ufmg.br/usuarios/login com login e senha MinhaUFMG do próprio aluno e fará a atualização do cadastro.
2. O professor entrará no mesmo link (agora com login e senha MinhaUFMG do orientador) e associará o bolsista ao projeto e bolsa concedida.
A associação é feita pelo seguinte caminho:
1. Posicionar o cursor sobre a aba "solicitações" e clicar em resultados;
2. Escolher o Edital;
3. Clicar em Definição de bolsista;
Caso o professor já tenha associado o aluno e os dados bancários ainda não tenham sido solicitados, o aluno deve voltar no link acima e clicar em "bolsas", onde encontrará o campo para preenchimento dos dados.
O caminho passo a passo para acessar o link acima, caso seja necessário, é:
www.ufmg.br/prpq
Editais e Formulários
Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPEMIG e FUNDEP/SANTANDER
Plataforma de Solicitação de Bolsas (Sistema Online)
Outras considerações:
A data para indicação de bolsistas CNPq e SANTANDER termina em 11/07/11.
A data para bolsa FAPEMIG ainda não foi definida (provavelmente em novembro). Um e-mail será enviado posteriormente com as instruções necessárias.
O prazo para enviar recursos, caso seja necessário, termina em 30/06/11.
Somente alunos regularmente matriculados na UFMG poderão receber as bolsas.
"3. DA BOLSA
3.3. O aluno indicado para bolsista deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação na UFMG e ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas no projeto."
Os alunos indicados para o PIBIC e PIBIC AF deverão:
- Preencher o Currículo Lattes no site do CNPq ( http://www.cnpq.br/ , preenchendo todos os dados obrigatórios, que estão assinalados com ( * ) e enviá-lo via Plataforma Lattes;
- Informar no termo de compromisso conta corrente do Banco do Brasil. (Obs: o CNPq não faz pagamento em conta conjunta ou poupança).
Os pesquisadores contemplados que estiverem com previsão de afastamento do país durante o período da bolsa (01/08/2011 a 31/07/2012 ) não poderão assumí-la, devendo formalizar, por escrito, sua desistência para que seja chamado o excedente.