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Seção de Ensino

A Seção de Ensino tem como função o atendimento e orientação aos alunos e ao público em geral no que se refere aos cursos de graduação da Escola de Enfermagem (Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde), bem como emissão de documentos relativos à vida acadêmica dos alunos da graduação (diploma, declarações e histórico escolar). É responsável pelo lançamento e atualização de dados acadêmicos dos alunos a cada semestre.

Equipe de Trabalho:
Cynthia Salvino Pujoni Amorim (Chefe da Seção)
Grazielle Cristine Pereira

Contatos:
E-mail: sensino@enf.ufmg.br
Telefones: (31) 3409-9839

COLAÇÃO DE GRAU
A Colação de Grau é o evento que formaliza a conclusão de um curso de Graduação. A Sessão Solene é organizada pela Secretaria Geral (em conjunto com a comissão de formatura de cada turma, caso haja). Os alunos que, por motivo excepcional, não possam participar da Sessão Solene, colarão Grau em Ato Administrativo na presença do Diretor e duas testemunhas ocupantes de cargos na Universidade.

Cabe à Seção de Ensino a enumeração dos alunos formandos, a instrução para a inscrição da Colação de Grau e a recepção dos documentos necessários para o evento, que serão usados para a emissão do diploma, a saber:

• Requerimento de colação de grau assinado pelo aluno;
• Crachá de acesso à Unidade;
• “Nada consta” da Biblioteca Universitária com data recente;
• Cópia da Identidade e do CPF legíveis;
• Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento legível;
• Comprovante de liberação do escaninho, quando utilizado pelo aluno.

As inscrições para a colação de grau ocorrem uma vez por semestre letivo, nas datas estabelecidas no Calendário Acadêmico da UFMG para o ano em curso. Os prováveis formandos do semestre são informados por email sobre as datas e procedimentos necessários para a realização da inscrição para a colação de grau.

Para acessar a Resolução nº 01/2013, que dispõe sobre a realização de solenidades de Colação de Grau no âmbito da Escola de Enfermagem da UFMG clique no link a seguir:
http://www.enf.ufmg.br/index.php/2016-06-27-17-09-21/legislacao/216-resolucao-n-01-2013-colacao-de-grau/fileo/216-resolucao-n-01-2013-colacao-de-grau/file

Para acessar a Resolução nº 05/2008 que disciplina a Colação de Grau Antecipada, ou seja, fora do período definido no Calendário Escolar clique neste link.

Dúvidas frequentes:

• Fui aprovado em uma oportunidade de emprego (concurso público ou emprego na iniciativa privada) ou em continuidade de estudos (residência ou mestrado) e preciso colar grau com urgência, não posso esperar a data da colação festiva. Como devo proceder?
A antecipação da colação de grau, quando existe forte motivo para tal, é possível, mas depende da conclusão das disciplinas em curso, do lançamento de todas as notas e fechamento dos Diários Eletrônicos, da realização e da liberação do resultado do ENADE (quando o curso for selecionado para avaliação) e da aprovação da Diretoria da Escola de Enfermagem. Deve-se enviar e-mail à Seção de Ensino, anexando algum documento que justifique a solicitação de antecipação. A Seção de Ensino irá encaminhar o pedido para a Secretaria Geral, que irá verificar a possibilidade com a Diretora. Se aprovado e se o formando estiver de fato apto para formatura, será agendada uma data para uma sessão de colação administrativa simples, na Diretoria da Unidade.

É possível participar da colação de grau antes da divulgação do resultado do ENADE?
Não. O ENADE é um componente curricular obrigatório. Um tempo após a realização do Exame, o INEP lança um resultado final, que consiste na lista de quem participou do exame. Enquanto o resultado não for divulgado publicamente e o aluno esteja regular com relação a isso, ele não está liberado para colar grau.

• Quem não está efetivamente formando, pode participar da colação de grau festiva de uma turma simbolicamente?
Não. Segundo a Resolução Nº 01/2013 da Escola de Enfermagem, somente pode participar da solenidade de colação de grau, os concluintes do curso, ora sejam aqueles que concluíram em 100% a integralização de créditos do curso. Para casos omissos, consultar a Diretoria.

• Já tenho todos os documentos necessários para a inscrição da colação de grau, posso me inscrever antes do início do prazo?
Não. Os documentos serão recebidos apenas a partir do início do prazo previsto no calendário acadêmico.

• Não tenho todos os documentos necessários, posso me inscrever e trazer os que estiverem faltando depois?
Sim. É possível trazer os documentos restantes em data posterior, desde que haja tempo hábil para participar da colação de grau.

• Não tenho certeza se irei formar ou não, devido a pendências na integralização de horas e por depender de aprovação nas disciplinas em que estou matriculado. Devo me inscrever para a colação de grau ou não?
Sim. É desejável que todos os prováveis formandos se inscrevam para a colação de grau. Será feito o acompanhamento de caso a caso e se o provável formando não estiver apto à colação de grau, seu nome será automaticamente retirado da lista de formandos, será devolvido o crachá e os documentos entregues serão arquivados na pasta pessoal, podendo ser reaproveitados (não se aplica apenas para o formulário de inscrição e para o Nada Consta da Biblioteca) para quando for de fato colar grau nos semestres sequentes.

• Estou me formando e preciso de uma Declaração de Conclusão de Curso, mas ainda não colei grau. A Seção de Ensino pode emitir esse documento?
Não. A conclusão do curso é marcada de fato pela colação de grau. O que pode ser feito nessa situação é a emissão de uma declaração em que a Seção de Ensino atesta para os devidos fins que a pessoa está em fase de conclusão de curso, com a data prevista para a colação de grau. A Declaração de Conclusão de Curso é entregue aos formandos no momento da Colação de Grau.

• Posso chamar convidados para a Colação de Grau administrativa?
Sim. Geralmente aconselha-se não ultrapassar de 3 (três) convidados. O evento acontece ou no Auditório Maria Sinno (que tem capacidade para 90 pessoas) ou na sala da Diretoria. Assim, a quantidade exata de convidados permitida depende da quantidade de formandos e do local da sessão solene.

• Vou participar da Colação de Grau neste semestre, como faço para solicitar a emissão do meu diploma? Esse serviço é pago?
A emissão do diploma é realizada automaticamente – e gratuitamente, para todos os formandos que passam pela Colação de Grau. Então não é necessário realizar um pedido específico para esse fim e não se trata de um serviço pago.

• A colação de grau implica na perda de bolsa da FUMP a partir de qual momento?
Não temos essa informação. Aconselhado se informar junto à FUMP. Telefones: 3409-8400/3409-8470/3409-3970.

COMPROVANTE DE MATRÍCULA

O Comprovante de Matrícula é o documento que mostra em quais disciplinas o aluno está matriculado no semestre corrente. Desde o 1º semestre de 2018, o próprio aluno pode retirar o seu comprovante via SIGA gratuitamente. Trata-se de um documento oficial, uma vez que possui um QR Code e um link, através dos quais se pode verificar a veracidade do documento.

O comprovante disponível para emissão será sempre aquele da última matrícula efetivada pelo SIGA e será válido para autenticação por até seis meses ou até que seja realizada a matrícula do semestre seguinte.

Passos para a emissão do comprovante de matrícula online:

1) Acessar: www.minha.ufmg.br;
2) Selecionar Graduação: Sistema Acadêmico;
3) Selecionar o ícone Meus Documentos Autenticáveis;
4) Selecionar o comando Criar novo documento autenticável...;
5) Selecionar o tipo de Documento Autenticável, escolhendo Comprovante de Matrícula;
6) Clicar no comando “Continuar”. Ao confirmar a mensagem de criação do documento, o comprovante de matrícula é gerado;
7) Para visualizar o documento (em PDF), basta clicar no ícone com uma seta para baixo “Baixar documento anexado”;

O aluno poderá gerar um novo comprovante de matrícula para o semestre letivo corrente, a fim de atualizar alguma informação relativa às suas matrículas ou para alterar a data de emissão do comprovante gerado. Porém, será mantido na base de dados somente um comprovante por semestre. Desta forma, qualquer outro comprovante emitido anteriormente não será mais válido e seu código de autenticação não poderá ser validado no sistema de autenticação da UFMG.

Dúvidas frequentes:

• O Comprovante de Matrícula serve como documento que comprova meu vínculo com a Universidade? Sim. Sua função é a de mostrar em quais disciplinas o aluno está matriculado no semestre corrente. No entanto, no caso de alguma instituição estar solicitando o documento, é importante verificar diretamente com tal instituição (por exemplo, bancos, empregadores ou vans de transporte escolar) se o Comprovante de Matrícula serve para o que está sendo pedido.

• O Comprovante de Matrícula retirado direto do SIGA é um documento oficial mesmo sem estar assinado? Sim, visto que ele apresentar um QR Code e um link de validação, com os quais pode-se verificar a autenticidade com um aplicativo leitor de QR Code ou digitando o link em navegador de internet.

• Preciso de um Comprovante de Matrícula que seja carimbado e assinado, como devo proceder? Deve-se fazer a solicitação diretamente na Seção de Ensino, que fornecerá gratuitamente 1 (um) comprovante por semestre letivo. Algumas instituições aceitam que o Comprovante de Matrícula com o QR Code esteja carimbado e assinado, assim basta solicitar que isso seja feito na Seção de Ensino.

• Retirei um Comprovante de Matrícula pelo SIGA, mas minha matrícula mudou depois disso. É possível retirar outro Comprovante mais atualizado? Sim, seguindo o mesmo procedimento de emitir o Comprovante. É importante ressaltar, no entanto, que a retirada de novas vias invalida os documentos retirados anteriormente, sendo válido apenas o último emitido.

CRACHÁ
A Pró-reitoria de Administração da UFMG (PRA) emite a carteira de identificação estudantil, também chamada de carteira de identificação da UFMG. Com ela o usuário poderá ter acesso a diversos serviços na Universidade, como bibliotecas, restaurantes universitários, Centro Esportivo Universitário (CEU) e a entrada em alguns prédios.

Como solicito?
A solicitação deve ser enviada por e-mail para cracha@pra.ufmg.br (telefones 3409-4198 ou 3409-3263), com os seguintes dados:

1) Nome completo, CPF, número de registro UFMG.
2) Prédio/Unidade
3) Foto 3x4 em formato jpg ou png ( sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
4) Cópia do documento de identificação;
5) Selfie portando o documento de identificação.

Para não haver atraso na confecção do seu crachá é muito importante enviar todos os dados acima. O prazo estimado para a confecção da carteira é de 20 dias após a solicitação.

Como desbloqueio?
Para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive restaurante setorial, o integrante da comunidade acadêmica deve seguir os seguintes passos:

1- No sistema minhaUFMG clique no link ao lado esquerdo Sistemas de Controle e Acesso aos Espaços Físicos;
2- Clique no link “Clique aqui para acessar seu crachá”;
3- Clique em “desbloquear seu crachá” e preencha os números dele no campo disponível.
4- Seu crachá estará apto para uso em 24 horas após o desbloqueio feito no sistema.

Como solicito 2ª via?

Ao solicitar a 2° via do crachá, automaticamente ele deixará de ser utilizável, esse processo não poderá ser revertido.

Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via poderá ser feita através do minhaUFMG:

1- Entrar no portal minhaUFMG;
2- No lado esquerdo, acessar Sistema de Controle de Acesso aos Espaços Físicos;
3- Fazer o bloqueio;
4- Será gerado um boleto para pagamento;
5- Enviar e-mail com o comprovante de pagamento para acesso@pra.ufmg.br e aguardar o setor de Controle de Acesso entrar em contato.

Em caso de roubo, enviar o boletim de ocorrência para acesso@pra.ufmg.br. Não é necessário efetuar o pagamento da taxa.

• O crachá é indispensável para acesso aos prédios da UFMG;
• O portador é responsável por bloquear o crachá em caso de seu extravio;
• Em caso de desligamento ou conclusão de curso, devolver o crachá à Seção de Ensino;
• O custo de reposição correrá por conta do portador;
• Antes do primeiro uso o crachá deve ser desbloqueado pelo usuário.

DECLARAÇÕES
Em alguns momentos ao longo da vida acadêmica – ou após o fim dela, alguns alunos e egressos dos cursos de Graduação ofertados pela Escola de Enfermagem da UFMG precisam de declarações que são emitidas pela Seção de Ensino. O conteúdo da declaração é variável, de acordo com a demanda do requerente. As mais comuns são Declaração de Matrícula e Previsão de Formatura e Declaração de Conclusão de Curso e Colação de Grau.

Pode ser emitida de duas formas: 1) formato digital, via SEI, assinada eletronicamente com conferência de autenticidade ou 2) impressa em papel timbrado.

1) Emissão de Declaração Digital com Conferência de Autenticidade

Para emissão de uma declaração digital basta o aluno enviar para o email (sensino@enf.ufmg.br) a sua demanda de Declaração, informando nome completo, número de matrícula e o tipo de Declaração necessária.

O documento será emitido em 2 (dois) dias úteis após o recebimento do email pela Seção de Ensino

2) Emissão de Declaração Impressa

Para emissão de uma declaração impressa é cobrada uma taxa no valor de R$5,00 referente ao custo da impressão, siga os 5 (cinco) passos abaixo discriminados:

1) Acesse o link a seguir para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) a ser paga exclusivamente no Banco do Brasil:
https://sistemas.ufmg.br:443/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=ALejk4nWE

2) Preencha os campos obrigatórios conforme orientações do quadro:

quadro seção de ensino

 

3) Realize o pagamento no Banco do Brasil (aplicativo, site, caixa eletrônico ou caixa bancário);

4) Nos encaminhe o comprovante de pagamento por e-mail (sensino@enf.ufmg.br) em PDF, em foto (legível) ou digitalizado. A apresentação do comprovante de pagamento é imprescindível. Não será aceito comprovante de agendamento;

5) Ao encaminhar o comprovante, comunique conosco a sua demanda de Declaração Impressa, informando nome completo, número de matrícula e o tipo de Declaração necessária.

O documento será emitido em 2 (dois) dias úteis após o envio do comprovante de pagamento

*Se você for assistido pela FUMP nos níveis I, II ou III no momento do pedido, fale conosco antes de gerar a GRU pelo e-mail sensino@enf.ufmg.br.

Dúvidas frequentes:

• Preciso que conste na minha declaração de matrícula o meu endereço completo, é possível fazer isso? Sim. Basicamente qualquer dado solicitado pelo aluno pode constar na declaração, desde que a informação conste no Sistema Acadêmico e em documentos gerenciados pela Seção de Ensino, sendo, portanto, correta e verdadeira.

• A Seção de Ensino emite Declaração de Matrícula e Frequência? Não. Apenas os professores que dão aulas para o aluno podem atestar sua frequência no semestre. No entanto, para atender a demanda de muitos alunos que precisam de tal documento, o que vem sendo feito é o acréscimo da palavra frequente no texto, mas sem especificar em quais disciplinas e com qual frequência.

DESLIGAMENTO DA UFMG – DESISTÊNCIA FORMAL

A desistência formal de curso de graduação deverá ser realizada pelo aluno por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA), conforme roteiro disponível neste link.

DIPLOMA
O Diploma é o documento que oficializa a conclusão do curso de Graduação. A Seção de Ensino é responsável pelas fases iniciais do processo de emissão e envio para a Divisão de Registro de Diploma – DRD/DRCA para registro.

Quando prontos, a Seção de Ensino envia um email para o egresso informando que o documento está disponível para retirada. No momento da retirada é obrigatório apresentar documento de identidade e devolver o crachá de acesso à EEUFMG, caso não tenha feito. Se o diploma for retirado por terceiros também é necessário entregar uma procuração simples assinada.

A emissão da 1ª via e da 2ª (ou terceiras) são processos distintos que serão explicados separadamente. Três diferenças fundamentais estão mostradas na tabela abaixo:diploma

2ª VIA DO DIPLOMA
Para emissão da 2ª Via do Diploma de cursos de Graduação ofertados pela Escola de Enfermagem da UFMG, siga os 4 (quatro) passos abaixo discriminados:

1) Acesse o link a seguir para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) de Taxa de Registro de Diploma a ser paga exclusivamente no Banco do Brasil:
https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Taxas-de-Registro-de-Diplomas

2) Preencha os campos obrigatórios conforme orientações do quadro:

2 via diploma

3) Realize o pagamento no Banco do Brasil (aplicativo, site, caixa eletrônico ou caixa bancário);

4) Compareça pessoalmente à Seção de Ensino para comunicar sua demanda de 2ª via do Diploma e entregue o comprovante de pagamento original, juntamente com os seguintes documentos: cópia legível da Certidão de Nascimento ou de Casamento e cópia legível da Identidade e do CPF. A apresentação do comprovante de pagamento é imprescindível. Não será aceito comprovante de agendamento.

O processo de emissão da 2ª via do diploma ocorrerá somente após entrega de todos os documentos listados no passo 4, na Seção de Ensino.

PEDIDO DE PRIORIDADE/URGÊNCIA DE DIPLOMA
Existem interessados que necessitam de seus diplomas com certa urgência, o que pode caracterizar um pedido de prioridade de registro. Priorizar um registro de diploma evita que seja aguardado o tempo convencional de registro. Isso só é possível, mediante a análise e aprovação de pedido de prioridade.

Para fazer jus à prioridade no registro do diploma:
• o processo com toda a documentação necessária ao registro já deverá estar na DRD/DRCA;
• o processo deverá estar livre de qualquer não conformidade, pois não há possibilidade de conceder a prioridade com o processo nessa situação.

Para solicitar prioridade no registro do seu diploma você deverá encaminhar para o e-mail drd@drca.ufmg.br o "Requerimento de Registro de Diploma em Caráter Prioritário" (disponível na página https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Prioridade-de-Registro) devidamente preenchido e o comprovante requerido, que atesta o pedido de prioridade.

O aluno da UFMG deverá aguardar a resposta ao pedido de prioridade que será dada por meio do mesmo e-mail que foi enviado o requerimento. Nesta resposta será informado se a prioridade de registro foi concedida e a previsão de quando o registro ficará pronto em caso de concessão.

DISCIPLINA ISOLADA
É a matrícula, permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento.

O candidato que tiver interesse em cursar disciplinas isoladas dos cursos de Graduação em Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde deve realizar a inscrição na Seção de Ensino da Escola de Enfermagem, na data prevista no Calendário Acadêmico da UFMG, desde que haja vagas disponíveis para essa modalidade.

A divulgação das disciplinas dos cursos de graduação, acima descritos, ofertadas na modalidade isolada é feita um dia útil anterior à data de início da inscrição.

Para mais instruções acesse: https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Graduacao/Disciplina-Isolada

HISTÓRICO ESCOLAR
Existem duas formas de obter o Histórico Escolar da Graduação: 1) O próprio requerente (aluno ou ex-aluno) emite pelo Minha UFMG o histórico em formato digital com conferência de autenticidade, ou 2) A Seção de Ensino emite o histórico impresso e assinado, quando não é possível utilizar o oficial autenticável emitido pelo Minha UFMG.

1) Emissão de Histórico com Conferência de Autenticidade – QR Code

Desde o 1º semestre de 2020 a UFMG disponibilizou no portal Minha UFMG o Histórico Escolar oficial autenticável para alunos e ex-alunos. É uma forma prática de emitir o documento, além de ser gratuito.

O histórico escolar está disponível no ícone "Meus documentos autenticáveis" no link https://sistemas.ufmg.br/configuracao-curricular

Segue também abaixo o link com roteiro para emissão do histórico escolar:
https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Acontece/Informativo-Historico-Escolar-de-Graduacao-com-Conferencia-de-Autenticidade

2) Emissão de Histórico Impresso
Para emissão do Histórico Escolar da Graduação Impresso dos cursos ofertados pela Escola de Enfermagem da UFMG, siga os 5 (cinco) passos abaixo discriminados:

1) Acesse o link a seguir para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) a ser paga exclusivamente no Banco Brasil:
https://sistemas.ufmg.br:443/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=ALejk4nWE

2) Preencha os campos obrigatórios conforme orientações do quadro:

historico escolar


3) Realize o pagamento no Banco do Brasil (aplicativo, site, caixa eletrônico ou caixa bancário);

4) Nos encaminhe o comprovante de pagamento por e-mail (sensino@enf.ufmg.br) em PDF, em foto (legível) ou digitalizado. A apresentação do comprovante de pagamento é imprescindível. Não será aceito comprovante de agendamento;

5) Ao encaminhar o comprovante, comunique conosco a sua demanda de Histórico Escolar Impresso, informando nome completo e número de matrícula.

O documento será emitido em 2 (dois) dias úteis após o envio do comprovante de pagamento.

*Se você for assistido pela FUMP nos níveis I, II ou III no momento do pedido, fale conosco antes de gerar a GRU pelo e-mail sensino@enf.ufmg.br.

Dúvidas frequentes:
Por que no meu histórico escolar consta como dispensada uma disciplina que cursei durante a graduação? Quando o aluno é migrado de uma versão curricular para outra, o Sistema Acadêmico registra automaticamente no histórico escolar do aluno as dispensas das disciplinas equivalentes.