Apresentação

O Colegiado de Graduação em Enfermagem é o órgão responsável pela gestão didático-pedagógica do Curso de Enfermagem. Este se responsabiliza pelo acompanhamento e avaliação curricular, gestão de convênios de estágios, tutoria de estudantes flexibilização curricular, mobilidade acadêmica, revalidação de diplomas. Além dessas atividades o colegiado também se responsabiliza pela recepção e análise de aproveitamentos de estudos de vagas remanescentes, acertos de matrículas. Algumas dessas atividades são coordenadas por comissões específicas vinculadas ao Colegiado.

Além de suas atividades específicas, o órgão vem envidando esforços para o desenvolvimento de Projetos como o PDEG e outros de cooperação interinstitucional visando a excelência na qualidade do ensino em enfermagem que é comprometida com as demandas da sociedade e dos serviços de saúde no Brasil.

Sobre o curso
O curso de graduação em Enfermagem tem duração de dez semestres, com disciplinas teóricas e teórico-práticas, de diversas áreas do conhecimento como, Ciências Biológicas, Ciências do Comportamento e Sociais, Administração, Educação, Pesquisa e os específicos à Enfermagem. No curso, são abordados conteúdos relacionados ao processo saúde/doença da pessoa, da família e da comunidade. Nos dois últimos períodos do curso, há os estágios curriculares obrigatórios, Atenção primária à Saúde e Hospitalar em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade.
O curso de Enfermagem da UFMG oferece a possibilidade de uma formação complementar com o envolvimento dos alunos em projetos de pesquisa e extensão, o aprimoramento discente como bolsistas ou voluntários e a iniciação à docência.

Características gerais do Curso:
• Horário de oferecimento do curso: DIURNO (manhã e tarde)
• Nº de vagas: 96 anual (48 por semestre)
• Tempo padrão de integralização: 10 semestres
• Tempo mínimo de integralização: 10 semestres
• Tempo máximo de integralização: 17 semestres
• Carga horária total: 4.005 h (267 créditos)
• 1 crédito (CR) equivale a 15 horas de aula ou de outra atividade acadêmica

Percursos Curriculares
O atual currículo da Enfermagem prevê dois tipos de percursos:

Obrigatórias* (218 CR) + Optativas** (45 CR) + Formação Livre*** (4 CR)
Obrigatórias (218 CR) + Optativas (29 CR)+ Formação Livre (4 CR) + Formação Complementar Aberta**** (16 CR)

*Disciplina Obrigatória: aquela que compõe o núcleo específico do curso e deve ser cursada por todos os estudantes.
**Disciplina Optativa: é aquela criada “com o objetivo de complementar, aprofundar ou atualizar conhecimentos ministrados no curso”.
***Disciplina de Formação Livre: disciplinas ofertadas por outros cursos da UFMG, não é necessário relação de conteúdo com o curso de Enfermagem.
****Formação Complementar aberta: disciplinas ofertadas por outros cursos da UFMG, que possuem relação de conteúdo com o curso de Enfermagem (essas disciplinas devem ser pré-aprovadas pelo professor tutor e pela coordenação do Colegiado).

- Disciplinas Tópicos em Enfermagem: são atividades acadêmicas relacionadas à temáticas emergentes ou de atualização na área de Enfermagem.
- Disciplinas Tópicos Avançados: disciplinas integrantes do elenco de disciplinas do curso de mestrado ou de doutorado do Programa de Pós Graduação em Enfermagem
- Formação Transversal: integra um conjunto de disciplinas que versam sobre temáticas específicas, como o conhecimento das tradições indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, populares e dos povos tradicionais em geral diante da realidade concreta da sociedade brasileira, ofertado à totalidade dos estudantes de graduação da UFMG.

Todo aluno ingressa no curso no percurso padrão. Para solicitar a mudança de percurso curricular pra a Formação Complementar Aberta (FCA) o aluno precisa reunir-se com seu tutor, definir o grupo de disciplinas que deseja cursar, preencher um formulário de FCA que está disponível no site da Escola e solicitar a alteração de mudança de percurso ao colegiado, até o 5º período.
O período para requerer a mudança de percurso está previsto no calendário acadêmico da UFMG.

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso.