Calendário

Março 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Apresentação

Ao decidir por criar o curso de graduação em Nutrição, a Escola de Enfermagem da UFMG incorporou ao seu projeto acadêmico o campo de conhecimento concernente à área de nutrição, instaurando na UFMG um espaço que propiciou a propagação do mesmo não apenas na área de pesquisa como também no ensino, com a formação de nutricionistas, e extensão. Após amplo trabalho em todas as áreas de atuação da docência na UFMG, o grupo de professores do Curso de Nutrição propôs a criação do Departamento de Nutrição como quarto Departamento da Escola de Enfermagem, proposta endossada pela Congregação da Escola de Enfermagem e aprovada pelo Conselho Universitário em 30 de outubro de 2012. O Departamento foi implementado na Escola de Enfermagem em 04/03/2013.

A consolidação da área de conhecimento a partir desta implementação permitirá propiciar um ensino mais articulado e de melhor qualidade a ser oferecido aos alunos em todas as suas dimensões. Os benefícios desta articulação concretamente se estenderão às ações de pesquisa e extensão e a soma destes avanços criará maior identidade para o curso e para os alunos. Cabe destacar que esta proposital meta de fortalecimento da Nutrição está de acordo, por exemplo, com a recente criação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que instituiu a Nutrição como uma nova área de conhecimento. Esta decisão, por sua vez, fortalecerá a Nutrição como uma das linhas de pesquisa da pós-graduação na Unidade.

Nesse aspecto a criação do Departamento de Nutrição trará impactos positivos à nossa unidade, que mostrou-se inovadora e corajosa ao assumir a criação do Curso de Nutrição e prover as condições adequadas para a sua consecução, trazendo para dentro da sua história o locus prioritário da área de conhecimento de alimentação e nutrição na UFMG.