Apresentação

No Departamento de Enfermagem Básica (ENB) são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação de enfermeiros capazes de responder às necessidades de saúde da população. Os docentes são responsáveis pelo arcabouço teórico e prático do que é essencial para uma assistência de enfermagem segura e de qualidade, iniciando os alunos no processo de cuidar de pacientes de todos os níveis da atenção em saúde, mas predominantemente os hospitalizados.

As disciplinas ministradas pelo ENB abordam conteúdos como a História da enfermagem e a Sistematização da assistência de enfermagem, além da assistência face aos principais agravos que acometem adultos e idosos em condições clínicas ou cirúrgicas, agudas ou crônicas. São os docentes do ENB que fazem as primeiras relações entre a teoria vista no Instituto de Ciências Biológicas com os procedimentos técnicos e científicos do cuidado em enfermagem, discutindo biossegurança e as metas internacionais para a segurança do paciente, o processo de adoecer e morrer, entre outros.

Em disciplinas optativas, os alunos podem aprofundar conteúdos como a assistência de enfermagem a pacientes críticos e em terapia intensiva; as especificidades da atenção ao idoso e a pacientes com necessidades especiais; a assistência de enfermagem ao paciente com lesões cutâneas crônicas; em terapia dialítica; com dor aguda e crônica; com agravos neurológicos ou oncológicos.

Além disso, o departamento oferta disciplinas na pós-graduação strictu e latu sensu, inclusive para outros cursos da Instituição.