Apresentação

No Departamento de Enfermagem Básica (ENB) são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação de enfermeiros e nutricionistas que devem responder às necessidades de saúde da nossa população. Os docentes são responsáveis pelo arcabouço teórico e prático do que é básico para uma assistência de enfermagem e nutrição de qualidade, iniciando os alunos no cuidar de pacientes de todos os níveis da atenção em saúde, mas predominante, os hospitalizados.

No curso de Enfermagem, são as disciplinas ministradas pelo ENB que fazem as primeiras aproximações dos alunos com a história da enfermagem e com a sistematização do cuidado em enfermagem. São os docentes do ENB que fazem as primeiras relações entre a teoria vista no Instituto de Ciências Biológicas com os procedimentos técnicos e científicos do cuidado em enfermagem, com o controle de infecção hospitalar, com os agravos à saúde do adulto e do idoso, com o processo de adoecer e morrer, entre outros.

Para o curso de Nutrição oferece disciplinas obrigatórias como ciclos da vida, avaliação nutricional, terapia nutricional e estágios em nutrição clínica entre outros que visam o ensino da nutrição do indivíduo saudável e do doente. Os professores nutricionistas também oferecem disciplinas optativas para os Cursos de Nutrição e Enfermagem visando contribuir para a flexibilização curricular desses dois cursos.