Calendário

Agosto 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Laboratório de Planejamento e Gestão

O Laboratório de Planejamento e Gestão - LAPLANGE do Curso de Graduação em Gestão em Serviços de Saúde, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais consiste em um espaço de integração, ensino, pesquisa e extensão do Curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, na graduação e pós-graduação, em uma proposta interdisciplinar com os demais cursos abrigados nessa escola, mas sob coordenação do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. Busca atuar em parceria com municípios, instituições e serviços de saúde no sentido de aliar teoria e prática, com projetos voltados para a realidade dos serviços de saúde, nas diversas áreas.

Como espaço de ensino, pesquisa e extensão, sua utilização está aberta para projetosde professores nas disciplinas do curso, dedicado a estimular e a desenvolver a produção teórica e prática dos discentes, por meio de apoio instrumental e criação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, podendo também em projetos interdisciplinares que envolvam projetos e disciplinas afins do Curso de Enfermagem e Nutrição, respeitando-se os seus objetivos.

A proposta de trabalho do LAPLANGE está focada, de acordo com Sauaia, 2010, P. 14) ”em simulações organizacionais e aprendizagem vivencial e apóia a ampliação das competências gerenciais orientadas não apenas para o saber (conhecimentos), mas para o saber-fazer (habilidades) e o saber-ser (atitudes)”, Nesse sentido, busca-se a ampliação da visão do mundo dos alunos, da gestão dos serviços de saúde, uso de ferramentas que possam proporcionar o ensino ativo reflexivo, que busca desenvolver suas atividades nas áreas das disciplinas indispensáveis para o planejamento, programação e avaliação de serviços e gestão em saúde.

Apoia-se nos pressupostos de eficiência, eficácia e efetividade e Integração ensino-serviço, buscando na realidade dos municípios dados, informações e situações que viabilizem o aprendizado na gestão em saúde. Como laboratório de ensino tem por finalidade apoiar a realização de atividades práticas que necessitem dos recursos de planejamento, utilização de novas tecnologias em saúde envolvendo a utilização de softwares específicos, equipamentos e ferramental próprio.

Dessa forma buscar ambientar aulas previstas com dinâmicas que favoreçam o desenvolvimento de operações cognitivas, oportunizando o trabalho de identificação, descrição, comparação, avaliação, criação, aplicação, de forma a auxiliar os alunos a aprenderem a aprender, a adquirirem maior autonomia intelectual a partir de situações concretas de ensino, explorando diferentes recursos. Apoiar a concretização de aprendizagens significativas nos Cursos ofertados pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, com prioridade para o Curso de Gestão de Serviços de Saúde, favorecendo a interligação do binômio teoria/prática. Além de oferecer oportunidades de interação de alunos entre si e com os professores, de forma a colaborar com a manutenção de um bom clima de trabalho institucional, através do cultivo da excelência das relações interpessoais.

Como laboratório de pesquisa e extensão tem como finalidade desenvolver projetos, programas e ações de extensão voltadas para temas e problemas relativos a gestão municipal, Educação em saúde e Educação Permanente em Saúde, com parcerias estabelecidas com instituições publicas de saúde assim como outras Instituições de Ensino Superior.
Coordenadora: Profaessora Kátia Ferreira Costa Campos
Vice-coordenadora: Professora Vanessa de Almeida
Local: Sala 336 (3º andar)
Telefone: 3409 8020

O LAPLANGE está disponível para visitas agendadas, após pandemia, para conhecimento da estrutura e projetos que se tem até o momento.
LAPLANGE