Calendário

Fevereiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Laboratório de Nutrição

Laboratório de Técnica Dietética
Laboratório de Avaliação Nutricional
Laboratório de Práticas de Nutrição

Coordenação: Profa. Dra. Márcia Regina Pereira Monteiro
Subcoordenação: Prof. Dr. Gilberto Simeone Henriques

Apoio Técnico: Barbarah Ventura Barbosa Martins - Técnica em Nutrição e Dietética
Telefone: (31) 3409-9171
E-mail: labnutricao.enf.ufmg@gmail.com

Principais funções:
· Prestar suporte técnico às atividades pedagógicas práticas do curso de nutrição, atividades de pesquisa e extensão que envolvem o uso de laboratórios e equipamentos do curso.
· Zelar pela manutenção e funcionamento das estruturas e equipamentos do setor
· Prover auxílio a docentes e alunos no tocante à utilização das dependências dos laboratórios e equipamentos neles lotados ou portáteis quando em trabalhos de campo.

Laboratório de Nutrição Clínica e Experimental
O Laboratório de Nutrição Clínica e Experimental (LANUCE) atende à demanda multiusuária da Escola de Enfermagem e faz parte do Centro de Tecnologia Educacional (CTEEnf). O Laboratório está situado no 3º andar da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, compreendendo as salas 301 e 315.
As análises realizadas no Laboratório envolvem a avaliação de indivíduos no que se refere ao consumo alimentar, antropometria, condições clínicas e bioquímicas a partir de coletas de dados (aplicação de questionários) e de materiais biológicos, com acompanhamento de diferentes públicos participantes de estudos de intervenção e de coorte conduzidos pelos docentes. O Laboratório também conta com infraestrutura designada para o armazenamento de amostras de pacientes e de modelos experimentais em geladeiras e freezers, além de ser possível a realização de análises biomoleculares, de metabólitos plasmáticos, de citocinas, e morfométrica de tecidos.
A capacidade atual do Laboratório possibilita realizar atividades de ensino, como aulas práticas, ou atividades de pesquisa e extensão (atividades de rotina do Laboratório). A implantação desse Laboratório tem favorecido a interlocução entre diferentes pesquisadores e a melhor qualificação da produção científica, a qual nos últimos anos apresentou um crescimento significativo devido ao suporte técnico propiciado pelo Laboratório de Nutrição Clínica e Experimental.

Equipe:
Coordenação: Professora Adaliene Versiani Matos Ferreira
Subcoordenação: Professora Marina Chaves de Oliveira

Contatos:
- Email: labnutricao.enf.ufmg@gmail.com
- Telefone: (31) 3409-9171