Calendário

Abril 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Laboratório de Enfermagem

Apresentação
O Laboratório de Enfermagem está vinculado ao Centro de Tecnologia Educacional da Escola de Enfermagem (CTEEnf) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que é um órgão complementar e tem por função precípua orientar, coordenar, integrar e incentivar programas, projetos e atividades na área de produção, pesquisa e utilização de Tecnologia Educacional (TE). O Laboratório tem por finalidade contribuir direta ou indiretamente para o desenvolvimento do Ensino de Graduação, Pós Graduação e de atividades de Extensão, bem como o desenvolvimento de Pesquisa Científica na área de simulação do cuidado em Enfermagem. Tem como objetivo promover um ambiente de aprendizagem que possibilite ao discente o desenvolvimento de habilidades de enfermagem através do ensino simulado, buscando sempre o raciocínio clínico pautado na ética profissional.

O Laboratório de Enfermagem está situado no 3º andar da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, compreendendo três salas (319, 321 e 323). Conta também com um espaço de apoio, que está situado na sala 332.

Horário de funcionamento: de 07:00 às 22:00, de segunda à sexta-feira.

NORMAS PARA RESERVAS E EMPRÉSTIMOS DE MATERIAIS
- Todos os agendamentos de aulas, monitorias e empréstimo de materiais deverão ser solicitados através dos formulários próprios (acesso pelos links abaixo), que deverão ser enviados exclusivamente para o e-mail institucional do Laboratório - labenfermagem@enf.ufmg.br, com antecedência mínima de 48 horas.
- A confirmação das solicitações de agendamentos e empréstimo de materiais será realizada via e-mail pela equipe do Laboratório em até 24 horas.
RESERVA DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM
- O Laboratório não dispõe de projeção multimídia, Caso necessite, gentileza fazer a reserva junto à Seção de Áudio Visual, pelo email: audiovisual@enf.ufmg.br ou pelo ramal 9173.
- Para realização de reservas para aulas práticas no Laboratório é necessário o envio do formulário preenchido Termo de solicitação e responsabilidade para reserva de materiais - uso no Laboratório de Enfermagem e do cronograma semestral da disciplina ou descrição da demanda com a(s) data(s) da(s) aula(s) prática(s), tema(s), materiais necessários e orientações para montagem da(s) estação(ões) prática(s).
- Caso ocorram alterações nos cronogramas das disciplinas após o agendamento das aulas, a nova demanda deverá ser encaminhada e a mesma será atendida conforme disponibilidade.
- Eventuais modificações nas estações práticas ou materiais solicitados deverão ser comunicados com antecedência mínima de 48 horas.
- Na ocorrência de conflitos de agendamentos, ou seja, duas disciplinas solicitantes para o mesmo dia e horário, os pedidos serão analisados pela coordenação e subcoordenação do Laboratório conforme a necessidade de uso de tecnologias, de pias e bancadas com água corrente, bem como de materiais, equipamentos e mobiliários que não podem ser deslocados do Laboratório (como exemplo: cama hospitalar e manequins de média e alta fidelidade).
- Recomenda-se que o docente compareça ao Laboratório com antecedência de 15 minutos da atividade, para conferência dos materiais.

ORIENTAÇÕES PARA EMPRÉSTIMO DE MATERIAL: USO INTERNO
- Para empréstimo de materiais de responsabilidade do Laboratório de Enfermagem, para USO INTERNO, nas dependências da Escola de Enfermagem, a solicitação deverá ser feita via e-mail institucional - labenfermagem@enf.ufmg.br, com o envio do Formulário preenchido - Termo de solicitação e responsabilidade para empréstimo interno de materiais do  Laboratório de Enfermagem
- Pedimos, por gentileza, que o professor ou responsável, passe na sala de apoio do Laboratório (332) para conferência dos itens requisitados antes do início da aula, ou ligue no ramal 9873 no momento em que estiverem no local informado por e-mail, no momento da reserva, para que possamos levá-los. Ao térmico, o professor deverá ligar no ramal 9873 para que os materiais sejam conferidos e recolhidos. O objetivo dessas orientações é que os materiais não permaneçam nas salas e outros espaços da Escola sem a presença dos responsáveis, visando maior segurança e controle dos bens do Laboratório de Enfermagem.

ORIENTAÇÕES PARA EMPRÉSTIMO DE MATERIAL: USO EXTERNO
- Para empréstimo de materiais de responsabilidade do Laboratório de Enfermagem, para USO EXTERNO à Escola de Enfermagem, a solicitação deverá ser feita via e-mail institucional - labenfermagem@enf.ufmg.br, com o envio do Formulário preenchido - Termo de solicitação e responsabilidade para empréstimo externo de materiais do Laboratório de Enfermagem. Após o envio do formulário, será aberto, pela equipe do Laboratório, um processo de movimentação de material via SEI. Será disponibilizado o documento para assinatura digital, no BLOCO DE ASSINATURA DO SEI e somente após a assinatura do professor solicitante, o material será liberado para retirada. A devolução do material deverá ser feita para os servidores do Laboratório na sala 332, na data agendada para entrega.

ORIENTAÇÕES GERAIS
- Não é permitida a prática de procedimentos invasivos entre pares.
- Caso a aula seja cancelada, o professor deve avisar com antecedência de 24 horas via e-mail, para que o espaço possa ser disponibilizado para outras atividades.
- Será respeitado o prazo de 30 minutos para o não comparecimento do professor ou monitor ao Laboratório, sendo a reserva cancelada após expiração da tolerância, e o espaço ficará à disposição para demais usuários.
- Em caso de eventual dano ou extravio de algum material utilizado, que estiver sob a responsabilidade do professor ou monitor, o mesmo deverá comunicar, assim que possível, à equipe do Laboratório, para que sejam tomadas as devidas providências.
- Não será permitido o consumo de alimentos de qualquer tipo dentro das salas do Laboratório.
- O uso de jaleco ou vestimenta hospitalar própria, bem como calçado fechado, é obrigatório. O uso de adornos não é permitido.

Termo de solicitação e responsabilidade para reserva de materiais - uso no Laboratório de Enfermagem

Termo de solicitação e responsabilidade para empréstimo interno de materiais do Laboratório de Enfermagem

Termo de solicitação e responsabilidade para empréstimo externo de materiais do Laboratório de Enfermagem

EQUIPE:
Coordenação: Professora Carla Lúcia Constant Alcoforado
Subcoordenação: Professora Flávia Falci Ercole
Enfermeiras responsáveis: Caroliny Alves Pessoa e Poliana Cristina Soares Natividade Técnicos de Enfermagem: Amaziles Barreto de Melo, Caroline Lorrany Amorim Felisberto, Claudiomiro da Silva Alonso
Auxiliares de Enfermagem: Aparecida Gomes de Oliveira e Ludmila Mendes Soares da Silveira
CONTATOS:
- e-mail: labenfermagem@enf.ufmg.br
- Telefone: (31)3409-9873