Calendário

Maio 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Conheça a Escola

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, criada em 07 de julho de 1933, mediante o Decreto nº 10.952, constituiu-se como uma Unidade Acadêmica da UFMG, a partir de 28 de fevereiro de 1968, quando foi desvinculada da Faculdade de Medicina (Decreto nº 62.317).

Em seus 89 anos de existência, incorporou ações que asseguraram uma sólida formação de profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, mecanismos que favoreceram uma constante adaptação às mudanças ocorridas ao longo do tempo. Forma enfermeiros, nutricionistas e profissionais para a gestão de serviços de saúde, em nível de graduação, além de mestres e doutores no Programa de Pós-graduação stricto sensu e especialistas de várias áreas da Saúde.

Articulada com a rede de serviços de saúde municipais e estadual para a formação de profissionais, por meio de convênios, assessorias e ações diversas, visa o cumprimento dos objetivos de geração e aplicação do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma indissociada.

Os cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde e de Pós-Graduação em Enfermagem, Mestrado, Doutorado e Especializações contam com a participação de docentes de diferentes áreas, servidores técnico-administrativos e discentes, em parceria com instituições de saúde. As parcerias nacionais e internacionais envolvem articulação e desenvolvimento de projetos de grande porte, financiados por agências de fomento e órgãos governamentais.

Para a expansão acadêmica e o redimensionamento estrutural da Escola de Enfermagem foi necessário aumentar o corpo docente e o quadro de servidores técnico-administrativos, além de investir na sua qualificação para atender, em 2010, mais de 1.000 alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação. Essa expansão exigiu o nosso constante aperfeiçoamento e a busca de novas ferramentas gerenciais como forma de assegurar um crescimento sustentável, de acordo com o contexto da saúde e da educação.

Missão: Formar profissionais para atuar na área de saúde por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com compromisso ético e social.
Visão: Tornar-se referência nacional e internacional na formação de profissionais de saúde e pesquisadores, sendo reconhecida pela excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 
Valores: Formação de profissionais da área de saúde e pesquisadores com compromisso ético e social, pautada nos valores de uma universidade pública, gratuita e de qualidade e da saúde como direito humano fundamental.